Durante os quatro dias de permanência naquele distrito, os jovens vão reflectir sobre vários temas ligados ao seu grupo etário, dentre os finais como reduzir a pobreza absoluta em cada país-membro da organização. Vão falar da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens, do impacto do HIV/SIDA e de como reduzir as assimetrias entre homens e mulheres.
O primeiro fórum regional da juventude da SADC é organizado pela Aliança Inter-Religiosa para a Advocacia e Desenvolvimento Social (AIRDES) e, segundo Salomão Muchanga, porta-voz da agremiação, o mesmo terminará com a adopção do que se chamará “Pacto de Bilene” – um compromisso da juventude para acções que visem a sua autonomização, por forma a que possa agir e encontrar mecanismos de promoção dos jovens para a sua participação nas políticas e programas de desenvolvimento regional.
Salomão Muchanga indicou ainda que durante os quatro dias do fórum serão detidas matérias, tais como as crises políticas na região, assim como os direitos e desafios democráticos.
Porque se está ciente do papel da juventude para o desenvolvimento, este fórum não passará ao lado dos grandes desafios da sociedade. Deste modo, está agendado um debate sobre a forma como a juventude pode contribuir para se atingir os Objectivos do Milénio e a pertinência da criação dos Estados Unidos de África, explicou Salomão Muchanga.
Acrescentou que mais virado para a África Austral, o fórum de Bilene vai igualmente fazer um olhar minucioso sobre a importância das políticas e programas de desenvolvimento rural e regional na melhoria da vida da juventude da SADC.
Serão igualmente apresentados os “countrie’s paper”, importantes documentos que afloram as experiências e programas de sucessos de cada país participante, incluindo Moçambique.
O porta-voz da organização acrescentou que as delegações ao primeiro fórum começa a chegar amanhã ao país. De todas as nações-membros da SADC, faltavam até ontem por confirmar a vinda de delegações do Botswana, Madagáscar, Seyscheles e Lesotho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário