quinta-feira, 5 de julho de 2007

Maior partido do Timor Leste vence eleições legislativas

Díli, 5 Julho (Lusa) - A Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin) venceu as eleições legislativas realizadas no último sábado no Timor Leste, com 29% dos votos. O partido é encabeçado por Francisco Guterres "Lu Olo" e Mari Alkatiri.

O principal adversário político da legenda, o Congresso Nacional da Reconstrução de Timor Leste (CNRT), do ex-presidente Xanana Gusmão, teve 24% dos votos.

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a apuração dos votos foi concluída às 16h30 do horário local (4h30 no horário de Brasília). Os resultados foram anunciados meia-hora depois.

Mais três partidos e duas coligações vão eleger deputados para o próximo Parlamento timorense (de 65 assentos), embora as respectivas contas, tendo por base o Método de Hondt (baseado numa fórmula matemática para calcular a distribuição dos mandatos pelas listas concorrentes, usado no Brasil e em Portugal), só tenham começado a ser feitas na CNE cerca das 17:00 locais (5h no horário de Brasília).
Segundo os dados divulgados, a Fretilin venceu nos distritos de Baucau (62,6%), Covalima (28,5%), Lautém (45,5%) e Viqueque (59,9%), enquanto o CNRT obteve a vitória em Díli (45,2%), Liquiçá (39%), Manatuto (33,1%) e Oecussi (34,7%).

A terceira chapa mais votada, a Coligação Aliança Democrática (ASDT/PSD), venceu nos distritos de Aileu (47,3%), Ainaro (29,2%), Bobonaro (20,6%) e Manufahi (27%).
O Partido Democrático (PD), de Fernando “La Sama” de Araújo, venceu no distrito de Ermera, obtendo 22% dos votos.

Nenhum comentário: