quinta-feira, 5 de julho de 2007

Angola/João Miranda admite consenso para criação do Governo Único de África

Accra, 5 Julho 2007 - O ministro angolano das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, considerou quarta-feira, em Accra, Ghana, que houve consenso na decisão de se criar um Estado único de África de forma gradual.

O ministro falava à imprensa no final da Nona Cimeira Ordinária da União Africana, iniciada domingo último, em Accra, Ghana.

Os cerca de 40 líderes de cúpula da UN, segundo João Miranda, tiveram debates muitos difíceis, "houve momentos muito emotivos, mas felizmente tudo acabou com esta decisão".

Apesar da declaração final da reunião não fazer qualquer alusão clara sobre este assunto, disse, nela estão expressas muitas ideias que o Presidente da República exprimiu na contribuição apresentada aos seus homólogos africanos.

"Não se trata de estarmos ou não satisfeitos, pois o mais importante é que as ideias por nós definidas encontraram acolhimento em muitos pontos e no processo que levará a criação do governo iremos sempre incorporar aquilo que consideramos pertinente para a África", sublinhou.

Segundo ele, as organizações regionais, no quadro da declaração de Acrra, vão carecer de uma reestruturação para que as suas tarefas se harmonizem com as da União Africana.

Referiu que a África será um continente forte, em altura de corresponder as expectativas do seu povo, consubstanciadas, entre outros aspectos, no desenvolvimento económico.

Durante a reunião, os líderes africanos abordaram, entre outros aspectos, a criação dos Estados Unidos de África, uma iniciativa, segundo opiniões, que visa acelerar a realização de uma integração política e económica do continente. (AngolaPress)

Nenhum comentário: