quarta-feira, 12 de março de 2014

China/Chanceler chinês destaca avanço em relações com a America latina

9 março 2014, Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)

Pequim (Prensa Latina) -- O ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi afirmou hoje, estar cheio de expectativas sobre as relações da China com a América Latina e o Caribe e afirmou que 2014 oferece uma grande oportunidade para levar a um novo nível esses vínculos.

Em um encontro com a imprensa nesta capital, Wang anunciou que o presidente Xi Jinping assistirá à Cimeira do Brics prevista na cidade brasileira de Fortaleza em julho deste ano, e visitará outros países da região que não revelou.

O grupo do BRICS está integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Wang expressou que se fazem esforços para lançar neste ano o Foro de Cooperação China-América Latina e o Caribe lembrado na
cimeira de Comunidade de Estados Latino americanos e Caribenhos (Celac) celebrada em janeiro em Havana.

Analistas em Pequim expressaram depois do estabelecimento desse foro bilateral na capital cubana que esse organismo propicia uma plataforma para especificar as relações de cooperação entre ambas partes
 Em 2014 trabalharemos para lançar formalmente este foro e celebrar sua primeira conferência ministerial, agregou o Ministro, quem destacou que este encontro constituirá um grande avanço nas relações da China com América Latina e o Caribe.

Para Wang a melhor forma de descrever os vínculos com América Latina e o Caribe é que para amigos as distâncias se encurtam.

O Ministro referiu-se por outro lado à atenção que acorda em China a Copa do Mundo de Futebol, que terá lugar no Brasil do 12 de junho à 13 de julho.

Os pronunciamentos de Wang tiveram lugar durante uma conferência de imprensa em ocasião da celebração em Pequim da segunda sessão da XII Assembleia Nacional Popular (parlamento).


Nenhum comentário: