segunda-feira, 3 de março de 2014

Moçambique/Nyusi é candidato da Frelimo às presidenciais

2 março 2014, Rádio Moçambique (Moçambique)
Filipe Jacinto Nyussi foi na noite deste sábado eleito candidato da Frelimo às eleições presidenciais agendadas para 15 de Outubro deste ano, em Moçambique. De acordo com os resultados do escrutínio realizado no final do terceiro dia da considerada histórica sessão do Comité Central do Partido, Nyussi, actual Ministro da Defesa Nacional, obteve 68 por cento dos votos validamente expressos, contra 31 por cento da candidata Luísa Diogo, ex-primeira-ministra.
A escolha de Filipe Jacinto Nyussi aconteceu na segunda volta do escrutínio, depois de na primeira, com a presença de cinco candidatos,
nenhum dos concorrentes ter atingido a cifra de pelo menos 51 por cento.
O Ministro da Defesa Nacional arrecadou, na primeira volta, 46 por cento, tendo Luísa Diogo conseguido exactamente metade, isto é, 23 por centro. Nos lugares seguintes posicionaram-se Alberto Vaquina, actual primeiro-ministro, Aires Ali, anterior primeiro-ministro, e José Pacheco, Ministro da Agricultura e maior perdedor desta corrida, com apenas três votos dos 197 membros do Comité Central presentes na sessão de sábado.
Já na segunda volta, Nyussi obteve 135 votos e Luísa Diogo 61.
Nas várias intervenções que foi tendo ao longo da presente sessão do Comité Central, o presidente do partido, Armando Guebuza, igualmente Presidente da República, destacou que a figura a ser eleita seria o candidato de toda a Frelimo, um homem aglutinador, que consiga manter viva a bandeira da unidade nacional e, acima de tudo, vencer as divisões que começam a fazer sentir-se em Moçambique com a descoberta dos recursos naturais.
Formado em Engenharia Mecânica na antiga Checoslováquia, Filipe Nyussi é um quadro dos Caminhos de Ferro de Moçambique, tendo exercido funções de chefia na Direcção Regional Norte, em Nampula, antes de der nomeado Presidente do Conselho de Administração dos CFM, antes de o Presidente Armando Guebuza o chamar para o Governo e assumir a pasta da Defesa Nacional, sucedendo a pesos-pesados como Alberto Chipande, Aguiar Mazula, o primeiro civil a chegar à Defesa, e Tobias Dai, irmão da Primeira-Dama Maria da Luz Dai Guebuza.
Nyussi é um homem com uma acção bastante relevante na área do desporto, em particular do futebol. Foi Presidente do Clube Ferroviário de Nampula e, na qualidade de Ministro da Defesa, participou de forma activa na reactivação do Matchedje, clube das Forças Armadas de Defesa de Moçambique que no ano transacto esteve a disputar o Moçambola.
Nas eleições presidenciais de 15 de Outubro, Filipe Nyussi, suportado pela fortíssima máquina da Frelimo, enfrentará o histórico Afonso Dhlakama, líder da Renamo, e o também jovem Davis Simango, do emergente Movimento Democrático de Moçambique (MDM), entre outros eventuais candidatos de menor expressão. (RM/AIM)


Nenhum comentário: