sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Angola participa na II Cimeira Afro-Árabe

Luanda, 8 outubro 2010 (Angola Press) - Angola participa domingo (dia 10) em Sirte, Líbia, na II Cimeira Afro-Árabe com uma delegação chefiada pelo secretário de Estado para as Relações Exteriores, George Chicoty.

O encontro que decorre sob o lema “Cooperação Afro - Árabe: para uma parceria estratégica” foi antecedido de uma reunião de peritos, realizada dia 6 de Outubro, e de uma outra ministerial que decorre hoje (sexta-feira) e sábado.

Na cimeira, de acordo com uma fonte oficial a que a Angop teve acesso, será apresentado o relatório conjunto do presidente da Comissão da União Africana e do secretário-geral da Liga Árabe, Jean Ping e Amr Mousa, respectivamente.

Os chefes de Estado vão ainda apreciar e eventualmente a adoptar dois documentos, nomeadamente a Estratégica conjunta e o Plano de Acção da Cooperação Afro Árabe.

A cooperação Afro-Árabe tem entre outros objectivos, a coordenação de esforços para alcançar a paz e segurança no continente, manter consultas ao mais alto nível sobre questões regionais e globais de interesse comum, harmonizar politicas e alcançar o desenvolvimento socioeconómico sustentável nos domínios da segurança alimentar, investimentos, trocas comerciais, gestão de recursos hídricos e energia, recursos humanos e desenvolvimento de infra-estruturas.

Segundo o documento, o projecto de estratégia conjunta da cooperação tem como visão a criação de uma região afro-árabe integrada, num ambiente de paz e segurança, desenvolvida e próspera, com recursos humanos e materiais que lhe permitam jogar o seu papel no concerto das nações.

A missão da cooperação afro-árabe será melhorar a compreensão mútua dos povos árabes e africanos institucionalizar o diálogo entre as classes políticas e a coordenação de políticas entre os países das duas regiões ou ainda conduzir estudos e pesquisas, bem como consultas regulares para exploração de áreas de cooperação.

No quadro da preparação do encontro que decorre em Sirte tiveram lugar várias reuniões, nomeadamente a sexta reunião do comité preparatório, composta por representantes da Argélia, Burkina Faso, Egipto, Ghana, Koweit, Marrocos e Tanzânia bem como da União Africana e do secretariado da Liga Árabe.

A margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada a 24 de Setembro em Nova Iorque, decorreu a 16ª reunião da Comissão Permanente da Cooperação Afro-Árabe , da qual Angola faz parte, assim como decorreu igualmente a em Tripoli , Líbia, um fórum de comércio e investimento, que permitiu que empresários Árabes e Africanos, aprofundassem contactos e explorassem novas trocas comerciais , bem como possibilidades de investimentos.

A I Cimeira Afro-Árabe realizou-se no Cairo, República Árabe do Egipto de 7 a 9 de Março de 1977.

Nenhum comentário: