quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Rússia/Parlamentos angolano e russo pretendem elevar cooperação

Moscovo, 6 outubro 2010 (Angola Press. Dos enviados especiais) - Os parlamentos de Angola e da Rússia pretendem elevar a sua cooperação a um nível idêntico ao que se regista entre os governos dos dois países, concordaram hoje, quarta-feira, em Moscovo, o presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma, e a vice-presidente do hemiciclo russo, Nadejda Guerasimova.

Durante uma conversa, aberta à imprensa, que manteve com a vice-presidente da Duma (parlamento russo), no Aeroporto de Vnukovo, momentos após a sua chegada, Paulo Kassoma garantiu que a sua deslocação à Rússia visa essencialmente este propósito.

"Foi por isso que correspondemos ao honroso convite que nos endereçaram para visitar a Rússia", asseverou, detalhando que outro propósito é o de transmitir a solidariedade e amizade do povo angolano para com os russos.

Neste contexto, o líder do parlamento angolano disse contar com a "profunda tradição" da Duma para oferecer a sua experiência de funcionamento ao congénere angolano.

Segundo Paulo Kassoma, foram criadas excelentes condições de trabalho para que os deputados de Angola e Rússia trocam informações e experiências.

A intenção de impulsionar a cooperação entre os órgãos legislativos, de acordo com o presidente da Assembleia Nacional, foi já manifestada pelo Chefe de Estado russo, Dimitri Medvedve, ao conceder uma audiência ao então líder parlamentar angolano, no cumprimento da sua visita a Angola em Junho do ano transacto.

Deste modo, referiu que a sua deslocação a Moscovo tem como objectivo a definição de formulas e modalidades para que haja um maior intercâmbio entre os deputados dos dois países, uma tarefa que deve ser reforçada pelo Grupo de Amizade da Assembleia Nacional para com o parlamento russo.

"É nosso interesse criar mecanismos para uma maior aproximação entre os dois parlamentos, cumprindo com este desiderato estaremos em condições de elevarmos o nível da cooperação para corresponder com o que se verifica entre os dois governos", disse.

Destacou a forma como os presidente de Angola e Rússia têm desenvolvido a política externa de ambos estados, resultando nas boas relações de amizade e cooperação.

Por seu turno, a vice-presidente da Duma, Nadejada Guerasimova, defendeu igualmente a necessidade de se seguir o exemplo demonstrado pelos chefes de estado.

"Infelizmente os parlamentos estão lentos no desenvolvimento das relações" lamentou a deputada, augurando que esta visita de Paulo Kassoma mude o rumo da parceria.

Assim sendo, Nadejda Guerasimova considerou serem vários os assuntos a discutir e espera que os encontros sejam frutíferos.

Neste quadro, advogou uma maior concertação das partes na sua intervenção na União Interparlamentar para implementação das decisões desta instância internacional.

O Presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, iniciou hoje uma visita de cinco dias à Federação Rússia, chefiando uma delegação parlamentar integrada pelos deputados Manuel Quarta, Luzia Inglês, Adriano Mendes de Carvalho e Luís Mangala.

No cumprimento da sua agenda em Moscovo, o presidente do parlamento mantém quinta-feira um encontro com o seu homólogo, Boris Gryzlov, e com o vice-presidente do Conselho da Federação Russa, Svethana Orlova.

A reunião com o ministro das Relações Exteriores faz também parte do programa que inclui visitas ao Museu e Parque Nacional "Kremlim de Moscovo".

No terceiro dia da sua estada na Rússia, Paulo Kassoma vai deslocar-se à cidade de São Peterbusgo, há cinco horas de comboio da capital Moscovo, onde vai avistar-se com o vice-governador e com presidente da Assembleia Legislativa local.

Visitas ao Museu de Belas Artes "Hermitage" e ao Teatro "Mariinski", onde vai assistir a Opera "Heróis da Troia", preenchem a deslocação à São Petersburgo.

O paramento russo é composto pela Duma ou Câmara Baixa, órgão legislativo cujos deputados são eleitos, e pelo Conselho da Federação ou Câmara Alta, integrada por representantes das 85 divisões territoriais que constituem o país e que são indicados.

A Câmara Alta tem a missão de analisar em última instância as leis aprovadas pela Duma.

Nenhum comentário: