1 outubro 2010/Odiário.Info http://www.odiario.info
Comunicado das FARC-EP
Com profunda dor, punho fechado e o peito oprimido pela dor, informamos o povo colombiano e os irmãos latino-americanos que o comandante Jorge Briceño, o nosso bravo, altivo e herói de mil batalhas, comandante desde os tempos gloriosos da fundação das FARC-EP, caiu no seu posto de combate, ao lado dos seus homens e no cumprimento das suas responsabilidades revolucionárias, em consequência de um cobarde bombardeamento no estilo das blitzkrieg do exército Nazi. Juntamente com ele caíram outros 9 camaradas a quem também prestamos a nossa sentida homenagem.
Deixou de existir um homem excepcional, de singulares virtudes pessoais, grande amigo e Camarada de extraordinário talento organizativo e militar. Um revolucionário exemplar que dedicou inteiramente a sua vida à causa dos humildes, professor, preceptor e condutor de guerrilheiros revolucionários. Combatente indomável durante mais de quatro décadas, Jorge Briceño fez morder o pó da derrota o exército dos falsos positivos e aliado dos paramilitares, vassalo do império ianque e inimigo ajuramentado das mudanças sociais e do nosso povo.
Não nos queixamos. Como revolucionários estamos conscientes dos riscos de uma luta como a que enfrentamos, obrigados pelas circunstâncias, contra um inimigo implacável, no caminho para uma paz democrática com justiça social.
O nosso compromisso com a mudança social e a Nova Colômbia não se verga perante os golpes que possamos sofrer na luta para a conquistar ou pela queda em combate de unidades nossas que, ainda que nos doam profundamente, também nos comprometem e estimulam a continuar em frente com mais afinco, como homenagem à sua memória, aos seus ensinamentos, ao seu exemplo heróico, á sua entrega e sacrifício.
Desde muito jovem, o «Mono», como fraternalmente lhe chamávamos, abraçou a luta revolucionária. Camponês, ainda adolescente viu-se envolvido na voragem da violência oligárquica contra o povo, que sobreveio após o assassínio de Gaitán em 1948.
Desde 1968, pegou em armas em defesa da sua vida e do seu povo. Aguerrido e audaz combatente da primeira linha durante toda a sua vida, foi, com Manuel Marulanda Vélez, Jacobo Arenas, Efrain Guzman e uma plêiade de revolucionários, insigne construtor das FARC-EP, pelo que sempre o teremos no nosso coração ao lado destes e de Jacobo Prías Alape, Isaías Pardo, Hernando González Acosta, Raúl Reyes, Ívan Ríos e tantos outros que deram a vida no altar da pátria pela libertação do nosso povo da opressão militarista e oligárquica, por uma Colômbia democrática com dignidade, paz e justiça social.
Com o tempo, todas as calúnias, comparações e infâmias difundidas sobre ele pelos seus inimigos de classe, pelos gazeteiros e piranhas informativas ao serviço da desinformação e da guerra mediática, serão apagadas e esquecidas, e será eternamente recordado pelo seu povo, pelos revolucionários e guerrilheiros como um dos seus mais resolutos e firmes representantes, exemplo de lealdade ao ideário bolivariano, dignidade, transparência, espírito de sacrifício e valor a toda a prova.
Em momentos como o actual com profunda emoção e convicções plenas, o Secretariado, o Estado-maior e os guerrilheiros reiteramos a nossa fidelidade à causa das FARC-EP, a firmeza com princípios revolucionários e bolivarianos de independência, justiça, dignidade e mudança social, bandeiras que jamais arriaremos!
Informamos que o Comandante Pastor Alape é o novo membro do Secretariado do Estado-Maior Central. E também que o Bloco Oriental das FARC-EP será chamado a partir de hoje de «Bloco Comandante Jorge Briceño» que continuará a desenvolver os seus planos sob a direcção do Comandante Mauricio Jaramillo.
Uma vez mais, como há 45 anos o manifestámos, reiteramos a nossa disposição de procurar para o conflito uma solução política que abra os caminhos da convivência, atacando e superando as causas que geraram. Mas no entendimento que a iniciação de um diálogo não pode ficar condicionada a algumas exigências unilaterais e a alguns inamovíveis que, como a história recente o evidencia, tudo o que conseguem é dificultar qualquer tentativa de aproximação.
Aos combatentes revolucionários do país incentivamo-los para redobrarem a luta e os esforços pelos objectivos da liberdade e das mudanças. Os desesperados e mentirosos apelos da oligarquia para que abandonemos as nossas convicções, decisões e sonhos, só pretendem levar uma mensagem de desesperança ao nosso povo, que sente nas bandeiras da luta guerrilheira revolucionária a possibilidade real de um futuro amanhecer que o reivindique e satisfaça as suas aspirações.
Glória eterna aos heróis caídos na resistência ao opressor!
Glória eterna a todos os combatentes que deram a sua vida à causa da libertação do nosso povo!
Comandante Jorge Briceño, herói da Liberdade, da Nova Colômbia, da Pátria Grande e do socialismo: Presente, até sempre!
Secretariado das FARC–EP
Montanhas da Colômbia.
25 de Setembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário