quinta-feira, 29 de abril de 2010

Argentina/Povos originários anunciam marcha para demandar diálogo com Estado

(ADITAL) Agência de Informação Frei Tito para a América Latina
28 abril 2010/http://www.adital.com.br

Karol Assunção *

Adital - Entre os dias 12 e 20 de maios, comunidades indígenas de várias partes da Argentina marcharão rumo a Buenos Aires. Uma coletiva de imprensa - marcada para as 13h de amanhã (29) no Anfiteatro do Parque Lezama - apresentará mais detalhes sobre a atividade. Na ocasião, além de representantes dos povos originários e de organizações sociais, estará presente Milagro Sala, da Organização Barrial Tupac Amaru.

Mais de 15 mil indígenas de diversas nações da Argentina, entre elas Kolla, Guaraní, Mapuche, Diaguita e Quom-Toba, sairão de suas respectivas comunidades no dia 12 de maio e marcharão até Buenos Aires. A expectativa é que os marchantes cheguem à capital argentina no dia 20 do mesmo mês, quando realizarão um ato na Plaza de Mayo.

A ideia da Marcha Nacional dos Povos Originários é tentar refundar o diálogo cultural e político entre os Povos Originários e o Governo argentino para, assim, delinear uma agenda que gere políticas e estratégias de desenvolvimento com identidade.

Dessa forma, pretendem buscar ações do Estado que melhorem efetivamente as condições e a qualidade de vida dos povos indígenas. Entre as demandas, estão: o direto à terra, à educação bilingue, e à recuperação e conservação do patrimônio cultural; e o direito à consulta e ao cumprimento das leis vigentes.

Os marchantes estarão divididos em três blocos. No primeiro, as comunidades Quom-Toba, Wichies e Mocoví percorrerão Misiones, Formosa, Corrientes, Chaco - onde se juntarão a outras nações - e seguirão por Santa Fe até chegar a Buenos Aires.

O segundo grupo será formado pelos povos: Kolla, Guaranía e Diaguita. Estes passarão por Quiaca, Jujuy, Salta, Tucumán, Santiago, Santa Fe e Buenos Aires. Já o terceiro bloco será composto pelas comunidades Mapuche e Huarpes, as quais percorrerão Rio Negro, Neuquén e várias cidades litorâneas até encontrar os outros dois blocos na capital argentina.

* Jornalista da Adital

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Para receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br

Nenhum comentário: