Paris, 19 abril 2010 – O grupo de embaixadores dos países membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) acreditados em França analisaram este fim-de-semana na sede da embaixada de Angola em Paris, as vias de participação da organização como bloco único na sessão da sua apresentação ao Senado da França.
Em sessão co-presidida pela embaixadora da Namíbia em França, Panduleni-Kaino Shingenge – presidente interina cessante – e pelo embaixador Myra Mdjoku, da República Democrática do Congo, cujo país preside actualmente a SADC, os diplomatas adoptaram a metodologia para um colóquio sobre ‘A Integração Regional no Quadro da SADC’, destinado a dar a conhecer à União Europeia, entre Outubro e Novembro deste ano, o papel e a missão da organização regional.
Como reconheceu o embaixador de Angola em França, Miguel Costa, constata-se uma maior visibilidade das organizações da África Central, como a CEEAC e a CEDEAO, em detrimento da SADC.
Miguel da Costa destacou que a SADC é uma organização Sub-regional forte, com um potencial em termos de população e em termos de produto interno bruto com um peso considerável no Continente.
Foi oficialmente constituída em 17 de Agosto de 1992 e agrupa hoje 14 países da África Austral e do Oceano Índico.
O grupo dos embaixadores da SADC em França analisou também o programa da 25ª Cimeira Franco-Africana, que vai decorrer de 31 de Maio a 1 de Junho deste ano, em Nice, sul da França, no quadro das celebrações dos 50 anos das independências dos países africanos de língua oficial francesa, abordando assuntos como o clima e o desenvolvimento, o lugar da África na governação mundial e o reforço conjunto da paz e da segurança.
No encontro ficou confirmada a participação do grupo no colóquio-debate sobre "A África na Mundialização: que Oportunidades para o Renascimento do Continente?’, a ter lugar no dia 21 de Maio, no âmbito das festividades da Semana Africana na UNESCO.
O Representante de Angola junto da UNESCO, embaixador Diekumpuna Sita José fez parte da reunião. Para além dos países já citados, fizeram-se representar na reunião o Zimbabwe, a África do Sul, a Tanzânia, a Zâmbia, as Seichelles e Moçambique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário