Maputo, Moçambique, 12 abril 2010 - Todos os 128 distritos moçambicanos terão postos de abastecimento de combustíveis até 2014 no âmbito do projecto "Incentivo Geográfico", apurou a Macauhub de uma fonte do Ministério da Energia.
O governo pretende que a partir de 2014 pelo menos cada distrito tenha um posto de abastecimento de combustível que distribua gasóleo, gasolina e petróleo de iluminação.
Para o presente ano, segundo a fonte, serão construídos 21 postos de abastecimentos de combustíveis em igual número de distritos rurais das dez províncias moçambicanas.
Dos 21 postos de abastecimento de combustíveis, cinco (5) serão construídos na província de Tete, zona centro-nordeste do país. Igual número para as três províncias do sul do país nomeadamente Maputo, Gaza e Inhambane.
Nas três províncias do norte do país (Cabo Delgado, Niassa e Nampula) serão construídos quatros postos de abastecimento.
A província da Zambézia é a segunda maior beneficiária em termos de números de postos de abastecimento: três (3).
As províncias de Manica e Sofala receberão quatro unidades, sendo duas para cada uma.
Actualmente apenas 88 distritos possuem postos de abastecimento de combustíveis e a maioria está localizada nas zonas urbanas e peri-urbanas.
A fonte da Macauhub não avançou o valor do investimento a ser efectuado para a materialização do projecto.
A expansão dos postos de abastecimentimento será acompanhada da reabilitação, expansão e modernização de tanques de armazenamento de produtos petrolíferos, biocombustíveis, incluindo condensado de gás natural em Maputo (província de Maputo), Beira (província de Sofala) e Nacala (província de Nampula) respectivamente zonas sul, centro e norte do país. (Macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário