segunda-feira, 26 de abril de 2010

Moçambique/ Especialistas defendem mais assistência as PME’s

As Pequenas e Médias Empresas (PME’s) em Moçambique, poderão registar um crescimento económico estável caso os seus intervenientes estejam preparados tecnicamente para levar avante os negócios.
Quem assim o afirma é o coordenador do Programa de Especialistas Holandeses (PUM), Ko Joosse, que aponta os pequenos e médios produtores como motores da economia de qualquer país em via de desenvolvimento.


23 abril 2010/Notícias

Ko Joosse, que coordena o PUM em Namíbia e Moçambique, considera que o nosso país está a crescer e a melhorar a vida dos cidadãos através da participação forte das PME`s, que constituem o dinamizador da economia.

O PUM está vocacionado ao treinamento das pessoas e empresas em diversas áreas. Esta organização de especialistas não têm fins lucrativos possui técnicos e especiais em quase todas as áreas de actividade.

Em Moçambique o PUM está instalado há um ano. O nosso entrevistado disse que as pequenas e médias empresas precisam de um treinamento vocacional para melhorarem a sua actuação no mercado, uma vez que o país aderiu a iniciativa regional de mercado livre.

“Há que se treinarem as pessoas para poderem competir no mercado. É necessário que se aumente a profissionalização do pessoal que trabalha nas pequenas e médias empresas”, disse para depois acrescentar que Moçambique possui todas as condições para competir com país.

Ko Joosse afirmou que o seu organismo é composto na sua maioria por especialistas experimentados e que já trabalharam em muitos países do mundo incluindo os que estão em via de desenvolvimento. A sua contratação é feita através do pedido dos que assim pretendem.

“Nós temos o apoio do governo holandês que arca com as despesas de viagens, as empresas interessadas para a formação só pode arcar com as despesas relacionadas com a hospedagem e alimentação. O que pretendemos não é dinheiro, mas sim ver as empresas a crescerem”.

Ko Joosse como outros especialistas que perfilam no aconselhamento das empresas é reformado, disse ele ao nosso Jornal que sempre é um prazer ver outras firmas a terem vantagens económicas. “ As empresas devem competir para sobreviver, para dar salário aos empregados e ter lucros, isso passa por uma boa formação, nós temos estas ferramentas”.

A organização em causa está a trabalhar há mais de 30 anos. Estão espalhados em todo o mundo mais de mil especialistas e peritos em áreas empresariais. Em Moçambique, o PUM está representado nas regiões sul, centro e norte. (Rodrigues Luís)

Nenhum comentário: