terça-feira, 27 de abril de 2010

Guiné-Equatorial/Secretário executivo da CPLP inicia visita de três dias

Lisboa, 26 abril 2010 (Angola Press) - O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Domingos Simões Pereira, inicia hoje(segunda-feira) uma visita de três dias à Guiné-Equatorial com a adesão daquele país à CPLP na agenda.

A deslocação de Domingos Simões Pereira surge a convite das autoridades de Malabo.

Em declarações à Lusa, durante a visita a Angola, o secretário executivo da CPLP disse que irá fazer algumas sugestões "pertinentes para facilitar a decisão (da adesão) dos Estados membros".

Mas sublinhou que "no final, são eles, os Chefes de Estado que vão decidir se é chegado o momento ou não".

Domingos Simões Pereira lembrou que os estatutos da CPLP são muito claros em relação à integração de novos membros.

"O princípio básico para a estruturação da nossa organização é a língua portuguesa, que está na génese do encontro destas diferentes culturas e geografias. A Guiné- Equatorial manifestou esse interesse,
comprometeu-se a respeitar todos os princípios e critérios para a sua adesão", notou.

Perante o interesse demonstrado por Malabo e a proximidade da Cimeira de Luanda, em Julho, onde o assunto vai ser debatido pelos Chefes de Estado e de Governo, Simões Pereira sublinhou que "os Estados têm o seu calendário próprio e estão a analisar se essas condições (para adesão da Guiné Equatorial à CPLP) estão criadas ou não".

E relembrou que "o pedido da Guiné Equatorial não é de hoje", remonta a 2004 e desde então já ocorreram três cimeiras em que os Chefes de Estado fizeram a revisão das condições objectivas para esse efeito e "concluíram que as condições ainda não estavam reunidas para que a Guiné-Equatorial entre como membro de pleno direito" da CPLP.

A Guiné Equatorial tem o estatuto de observador da CPLP.

Integram a comunidade lusófona Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Nenhum comentário: