terça-feira, 6 de novembro de 2007

Moçambique/UP introduz ensino técnico professional visando integração regional

Maputo, 6 novembro 2007 - A Universidade Pedagógica (UP) vai, a partir do próximo ano lectivo, introduzir o ensino técnico profissional, para responder aos desafios impostos pela futura integração regional.
O facto foi revelado, na Beira, pelo Reitor daquela instituição pública de ensino superior, Rogério Uthui, que igualmente anunciou que a sua instituição vai beneficiar de uma reforma curricular envolvendo outras universidades nacionais.
Rogério Uthui fez este pronunciamento, durante a cerimónia de empossamento do novo corpo directivo da UP, Delegação da Beira, liderado por Zacarias Ombe que já esteve a frente daquela instituição quando era ainda o Instituto Superior Pedagógico.
Para além de Ombe, o elenco conta ainda com Augusto Jone, Boaventura Aleixo, que passam, a desempenhar as funções de directores adjunto e administrativo, respectivamente.
Durante a sua intervenção, Uthui deixou claro que a UP está numa fase de revitalização académica, como forma de imprimir uma nova dinâmica com vista a responder aos anseios da população e desafios do momento.
Com efeito, no próximo ano lectivo, aquela instituição vai sofrer uma reforma curricular, para além de introdução de mais cursos e, na essência, procurar expandir cada vez mais aquela que é uma das principais universidades do nosso país.
A introdução do ensino técnico profissional e o fortalecimento do Ensino à Distância (ED) são, entre outros, os exemplos apontados pelo magno reitor da UP para justificar o facto.
Explicou que o Ensino à Distância vem, fundamentalmente, para melhorar a qualidade do Sistema Nacional de Ensino (SNE) capacitando os docentes que, por diversas razões, não beneficiaram de uma formação pedagógica ou superior. Anotou que tal vai, igualmente, responder o actual desafio do Governo nacional que definiu o distrito como pólo de desenvolvimento, beneficiando, assim, aos docentes que se encontram nas regiões em causa.
Uthui anunciou que o problema de faltas de salas de aulas na UP, pelo menos ao nível da cidade da Beira, passará para a história. Apontou, para o efeito, as obras em curso no ex- lar dos estudantes Amilcar Cabral e a futura reabilitação e exploração da chamada Pousada dos Caminhos de Ferro de Moçambique como sendo o `antídoto´ encontrado.
Sendo assim, a Universidade Pedagógica- Delegação da Beira passará, a partir do próximo ano lectivo, a contar com laboratórios de Química, Física, Metemática e línguas, nomeadamente Português, Francês e Inglês, bem como salas especiais de Cartografia e Desenho, visando, na essencialmente, proporcionar uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem na instituição. (Noticias)

Nenhum comentário: