quinta-feira, 4 de julho de 2019

CPLP, Portugal/Presidente de Moçambique quer livre circulação de pessoas nos países de língua portuguesa


3 July 2019, Macauhub https://macauhub.com.mo  (China) https://macauhub.com.mo/pt/2019/07/03/pt-presidente-de-mocambique-quer-livre-circulacao-de-pessoas-nos-paises-de-lingua-portuguesa/

O Presidente de Moçambique disse terça-feira em Lisboa que entre os países de língua portuguesa não pode haver muros, noticiou a imprensa portuguesa, que acrescentou ter Filipe Nyusi assumido o compromisso de trabalhar no sentido de desbloquear o tema da mobilidade na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O chefe de Estado moçambicano, que falava, no Palácio de Belém, em Lisboa, após um encontro com o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu, no entanto, que a questão da livre circulação de pessoas na CPLP está dependente, no caso particular de Portugal, de regras internacionais.

“O problema será de Portugal, mas vamos ver como fazer. Portugal está inserido numa comunidade que se chama União Europeia, que tem as suas regras”, assinalou Nyusi, que terça-feira iniciou uma visita de Estado de quatro dias a Portugal.

Filipe Nyusi destacou o facto de os cidadãos de Moçambique e Angola poderem já viajar livremente entre os dois países, para sustentar que “as pessoas não podem ficar fechadas”, e anunciou que o Presidente de Cabo Verde [e presidente em exercício da CPLP] visitará Moçambique no final do mês, sendo a questão da mobilidade um dos temas em debate.

O modelo sobre a livre circulação de pessoas na CPLP, proposto por Cabo Verde e que conta com o apoio de Portugal, prevê que cada país possa escolher o tipo de mobilidade que pretende aplicar, com que país ou grupo de países de entre os nove, bem como o calendário para a sua adopção.

A proposta deverá ser analisada na próxima reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da comunidade de língua portuguesa, marcada para 19 de Julho, no Mindelo, Cabo Verde.

O Presidente moçambicano e o primeiro-ministro português, António Costa, intervêm hoje na abertura do Fórum de Negócios Portugal/Moçambique, em Lisboa, seguindo depois para o Palácio Foz, onde decorre a IV Cimeira Portugal-Moçambique, estando prevista a assinatura de vários acordos entre os dois países.

No âmbito da visita de Estado, Filipe Nyusi, que se faz acompanhar por uma delegação com vários ministros, deputados e empresários, participa com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, no Fórum Euro-África, organizado pelo Conselho da Diáspora, em Cascais, “num painel dedicado ao tema da reconstrução, no contexto da catástrofe dos ciclones Idai e Kenneth.” (Macauhub)

Nenhum comentário: