sábado, 31 de janeiro de 2015

INTELECTUALES DEL MUNDO SE MANIFIESTAN 'EN DEFENSA DE LA SOBERANÍA ARGENTINA'

30 enero 2015, ADITAL, Agencia de Información Fray Tito para América Latina http://site.adital.com.br (Brasil)

La Red de Intelectuales, Artistas y Movimientos Sociales en Defensa de la Humanidad denuncia la campaña de desestabilización de los medios hegemónicos internacionales, en conjunción con las fuerzas de la derecha autóctona, contra el gobierno legítimo de la presidenta Cristina Fernández de Kirchner a partir de la muerte del fiscal Alberto Nisman, que la justicia argentina investiga. Esta campaña se complementa con el ataque sufrido contra la soberanía nacional por parte de los fondos buitre y se inserta en la ofensiva de Washington contra los gobiernos progresistas de América Latina y el Caribe.

Nos pronunciamos contra las manipulaciones de la prensa concentrada, los multimedios cuyas cabezas visibles son el diario La Nación y el grupo Clarín, que han pretendido responsabilizar al Ejecutivo del supuesto asesinato del fiscal que había acusado al gobierno de diseñar un plan para encubrir la responsabilidad que pudiera caberle a Irán en los criminales ataques efectuados en Buenos Aires contra la Embajada de Israel en 1992 y la Asociación Mutual Israelita Argentina (AMIA) en 1994.

Asumimos como nuestras las declaraciones de reconocidos jurisconsultos como los doctores Eugenio Zaffaroni y Julio Maier, la postura oficial de la Asociación Argentina de Juristas así como de las máximas autoridades de INTERPOL y la prensa especializada, que han demostrado que la denuncia de Nisman no contaba con las pruebas mínimas necesarias como para ser admitida en sede judicial, como fuera reiteradamente demostrado en fechas recientes por dos jueces de la justicia federal.

“FALSA-BANDEIRA” E COMO COMEÇAR UMA “REVOLUÇÃO COLORIDA” NA ARGENTINA

26 janeirto 2015, Redecastorphoto http://redecastorphoto.blogspot.com (Brasil)

23/1/2015, MarioThe Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Como começa:

1987-88: Irã assinou três acordos com a Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina. O primeiro acordo Irã-Argentina envolvia ajuda para converter o reator do Tehran Nuclear Research Centre (TNRC) que os EUA haviam fornecido a Teerã, de reator para combustível alto-enriquecido, para reator de combustível (urânio) baixo-enriquecido a 19,75%, e fornecer ao Irã o urânio baixo-enriquecido.

Dezembro, 1992: A embaixada em Buenos Aires informa ao governo argentino que Washington não aceita a continuação do acordo de cooperação nuclear Irã-Argentina.

Em março de 1992, a embaixada de Israel, e em julho de 1994 o prédio da Asociación Mutual Israelita Argentina, AMIA, foram explodidas, supostamente por carros-bombas.

Investigações independentes na Argentina e o relatório inicial de Charles Hunter (FBI) mostram que as duas explosões, considerados os danos nos prédios em volta, são inconsistentes com a teoria dos carros-bombas.

Ao contrário de todas as provas materiais, o governo israelense e, depois, Washington, pressionam

BRICS, БРИКС/RÚSSIA-CHINA-ÍNDIA: NASCIMENTO DE UM NOVO CENTRO DE PODER

31 janeiro 2014, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

Na próxima segunda-feira (2), os ministros das Relações Exteriores da Rússia, China e Índia irão se reunir em Pequim, a fim de elaborar uma agenda comum de cooperação para 2015. Para responder aos novos desafios, os chanceleres Serguei Lavrov, Wang Yi e Sushma Swaraj terão que elevar as consultas tripartidas para um novo patamar, segundo especialistas. Com muita probabilidade, se visará o objetivo de formar, em um par dos próximos anos, um "triângulo de poder" de dimensão global.


Os titulares da pasta das Relações Exteriores da Rússia, China e Índia se reúnem no formato trilateral, lançado em 2005 em Vladivostok, uma vez por ano. A próxima edição das conversações em Pequim será a décima, marcando as "bodas de alumínio" do mecanismo que em reiteradas ocasiões provou a sua utilidade. As posições coordenadas dos três países em relação a questões globais e "pontos quentes" fazem com que os outros centros de poder escutem com uma maior atenção a voz da China, Índia e Rússia.

Na véspera da reunião ministerial em Pequim, os três países têm formulado uma nova agenda operacional de riscos geopolíticos. Além dos problemas em torno do

Brasil/COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO AMEAÇADO POR PROIBIÇÃO DE DIVULGAR ‘LISTA SUJA’ DE EMPRESAS

26 janeiro 2015, ADITAL, Agência de Informação Frei Tito para América Latina http://site.adital.com.br (Brasil)

Benedito Teixeira, Adital

Um dos principais compromissos assumidos pela presidenta do Brasil, Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores – PT) nas eleições de 2014, o combate ao trabalho escravo no país está seriamente ameaçado. Trata-se da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, às vésperas do Natal de 2014, que proíbe a divulgação do Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão, conforme determina a Portaria Interministerial TEM/SDH 2, de 12 de maio de 2011. A atualização desse Cadastro era feita semestralmente, mas o que deveria ser divulgado em dezembro último não saiu por causa da liminar.

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que reúne empresas do setor da construção civil – segmento que está entre os campeões no ranking de casos de trabalho escravo no país -- é a autora da

Timor-Leste/Fretilin não vai bloquear entrada dos seus membros no próximo Governo

31 janeiro 2015, Lusa (Portugal)

Díli (Lusa) -- O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, disse hoje que o partido não vai bloquear a entrada de militantes seus no próximo Governo de Timor-Leste, "pelo interesse do Estado e do povo".

"Isso já ficou claro, na última conferência nacional, que nós não vamos bloquear porque o interesse do Estado e do povo está acima de tudo", afirmou à Lusa depois de uma reunião de cerca de duas horas e meia da Comissão Política Nacional do partido.

"Não foi uma reunião para

Angola/MENTALIDADE DO BARRIL DE PETRÓLEO

25 janeiro 2015, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

José Ribeiro

A mentalidade do barril de petróleo regressou com a mesma rapidez com que desceu o preço do dito no mercado internacional.

E com ela, o amontoado de falsidades e especulações sobre a situação cambial e financeira pelos analistas cuja especialidade é  bater constantemente na tecla catastrofista, sempre que se trata de caracterizar a economia angolana. O eterno anti-angolano jornal “Público” exultava ontem com o regresso às suas manchetes dos velhos tempos: “choque do petróleo ameaça negócio de empresas com Angola”. Antes dele, Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros português, falando em Luanda, em visita oficial, até se propôs ajudar Angola com a “experiência da austeridade” de Portugal.

Mas quando a brincadeira ultrapassa os limites, ainda há quem tenha o discernimento e a competência suficiente para usar a palavra certa em

BRICS, БРИКС/RÚSSIA CANSOU-SE DE ESPERAR QUE O OCIDENTE CONTENHA KIEV

25 janeiro 2015, Redecastorphoto http://redecastorphoto.blogspot.com (Brasil)

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Alexander Mercouris*Rússia Insider

Houve muitos dias importantes no conflito ucraniano, mas é possível que 23/1/2015 revele-se um dos mais importantes. Nesse dia, reuniu-se o Conselho de Segurança da Federação Russa. É o principal corpo do qual emanam decisões nos campos de política exterior, defesa e segurança. E as reuniões do CSR são presididas pelo Presidente e Comandante-em-Chefe, Vladimir Putin.

Não há transcrição do que foi dito. O que se sabe é que

War in Ukraine/They have completely closed ring around Debaltsevo

Facebook Frente Brasileira de Solidariedade com a Ucrânia

War in Ukraine/They have completely closed ring around Debaltsevo Briefly about the war in the...
YOUTUBE.COM


O cerco ao bolsão de Debaltsevo, finalmente se fechou. Aproximadamente 10 mil soldados enviados pela Junta de Kiev totalmente cercados e presos no caldeirão.

----------

Facebook Frente Brasileira de Solidariedade com a Ucrânia

Vídeo de ontem, dia 29, do Comandante da Brigada Fantasma, Alexei Mozgovoi na operação do cerco a Debaltsevo. Cenas impactantes dos repórteres recebendo fogo de artilharia do inimigo cercado desesperado. Destaque para as palavras do renomado comandante, lembrando que um povo irmão está se matando por nada pelos oligarcas de Kiev.




[eng subs] Alexei Mozgovoi's "Ghost" brigade in the Debaltsevo operation
YOUTUBE.COM

----------

DONBASS-INFORMATION : 31.01.2015 : aktualisiert+
Facebook Reinhard Lenfant
‪#Ukraine regime battalion "Donbas" was ambushed by ‪#NAF on the road‪#Debaltsevo - ‪#Uglegorsk
Urgent! #NAF has fully liberated strategic important village of ‪#Nikishin. #Ukraine retreated into #Debaltsevo boiler http://lifenews.ru/news/149218

domingo, 25 de janeiro de 2015

Abya Yala, Patria Grande, Argentina/CARTA DE CRISTINA KIRCHNER SOBRE O CASO NISMAN

22 janeiro 2015, Carta Maior http://cartamaior.com.br (Brasil)


Em texto publicado em sua página no Facebook, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, questiona a hipótese de suicídio na morte do promotor Nisman.

 

Íntegra de texto postado por Cristina Kirchner em sua página no Facebook:

 

“Os espiões que não eram espiões. As perguntas que se transformam em certezas. O suicídio (que estou convencida) não foi suicídio”

 

"Página 12: 'Quiseram usar Nisman vivo e agora o usarão morto'. Errado: foi usado vivo e depois precisavam dele morto. Triste e terrível assim".

‘Ontem, os argentinos conheceram a denúncia completa do Promotor Nisman. Sempre se disse que o idioma inglês, ao contrário do espanhol, não tem tanta diversidade de palavras para definir objetos, situações, adjetivos, etc. E é verdade. Mas devo reconhecer que nesta oportunidade, ao ver e ler no dia de hoje a capa do jornal portenho Buenos Aires Herald, a economia de vocabulário tem também suas vantagens.

Realmente, o citado matutino expressa sua opinião sobre a denúncia do Promotor Nisman com precisão cirúrgica, ou talvez linguística. Sobre um fac-símile do relatório, duas palavras inquestionáveis: “Nothing new” (“Nada novo.”)

Abya Yala, Patria Grande, Argentina/CRISTINA SOMOS TODOS

24 janeiro 2015, Carta Maior http://cartamaior.com.br (Brasil)

Cristina somos todos porque todos os nossos países são vítimas de manipulações torpes como essa de que hoje é alvo Cristina Kirchner e a democracia argentina.


por Emir Sader, Blog do Emir


“Excelentíssimos cadáveres”, o notável filme do recém falecido diretor italiano Francesco Rosi, passado na Sicília, já apontava para a manipulação de cadáveres em circunstâncias políticas. Se investigamos a história política da América Latina, nos deparamos muitas vezes com essa mistura macabra de mortos e política.

A própria vitória eleitoral de Salvador Allende, em 1970, no Chile, foi colocada em risco pela aparição, morto, do Comandante em Chefe das FFAA, numa tentativa desesperada dos golpistas de impedir a posse do presidente socialista. Mais recentemente, quando se encaminhava a vitória da Dilma no primeiro turno das eleições, um até hoje não esclarecido acidente de avião provocou a morte de um candidato e a colocação de outra na disputa, redistribuindo as cartas do baralho e quase levando à vitória da direita.           

A Argentina é o novo cenário desses “excelentíssimos cadáveres”. Tudo muito suspeito, como convem à manipulação política de

LA MULTINACIONAL CHEVRON GANA EL PREMIO A LA “VERGÜENZA SUPERLATIVA”

23 enero 2015, ALAI América Latina en Movimiento http://alainet.org

En el marco del Foro Económico Mundial de Davos


La Declaración de Berna y Greenpeace otorgaron hoy a Chevron el “Premio a la vergüenza superlativa”. Los 64 mil votantes vía Internet eligieron al gigante petrolero norteamericano como peor empresa del planeta, responsable, entre otros, del desastre ecológico en la selva virgen del norte de Ecuador.

Este premio acordado la tarde del viernes 23 de enero en la ciudad alpina helvética, es el de la despedida del “Ojo Público”, luego de tres lustros de existencia. La mirada ciudadana, crítica contra el poder económico y político mundial, considera que ese Foro no representa ya el lugar más de adecuado, ni el premio el método más efectivo de denuncia.

A partir de mayo próximo, las organizaciones que promovieron hasta ahora el “Ojo Público”, se lanzarán con otras 50 asociaciones de desarrollo, ecológicas, ambientales, de derechos humanos y sindicales, a una campaña política a favor de la Iniciativa Popular “Por multinacionales responsables”.

DO EQUADOR, ÁSIA-PACÍFICO DIALOGA E FAZ UMA APOSTA AO FUTURO

 21 janeiro 2015, Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)

Luisa María González*

Quito (Prensa Latina) -- Destinada historicamente a desempenhar um papel periférico no cenário internacional, a região Ásia-Pacífico se ergue como uma das mais prometedoras, em face ao desenvolvimento futuro do planeta. 

Nisso coincidiram representantes de 17 países dessa região que se reuniram no Equador no 23 Fórum Parlamentar Ásia-Pacífico (APPF, por suas siglas em inglês), para trocar pontos de vista e buscar um consenso com o fim de dinamizar o avanço destas populações.

O chanceler do país anfitrião, Ricardo Patiño, disse em uma conferência magistral que "o Pacífico, entendido e construído como essa região de encontro e de fortalecimento comum, será a zona econômica mais importante do mundo, em termos econômicos e comerciais, na próxima década".

Acrescentou que os países limítrofes com o Grande Oceano têm aproximadamente metade da população e 57% do comércio mundiais, números que

ANGOLA E OS GRANDES LAGOS

24 janeiro 2015, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Angola tem-se destacado na arena internacional pelos seus contributos  à paz e à segurança, particularmente  no continente africano, onde se assiste ainda a situações  de instabilidade, com repercussões negativas  na vida  das populações de  algumas regiões.

O nosso país tem marcado presença em fóruns regionais e mundiais  que tratam da paz e da segurança, e nessas reuniões espera-se sempre que Angola  dê contribuições no sentido de ajudar a resolver complexos problemas num quadro multilateral.

Angola  tem consciência das suas responsabilidades decorrentes da sua qualidade  de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU e tem ideias a transmitir sobre as fórmulas que são adequadas  ao processo de pacificação em África.

Ucrânia: GUERRA EM KIEV E P’RÁ LÁ DE KIEV?

23 janeiro 2014, Redecastorphoto http://redecastorphoto.blogspot.com.br (Brasil)
22/1/2015, Moon of Alabama* Ukraine: War In Kiev And Beyond?

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Hoje, finalmente, o governo ucraniano admitiu, três dias depois de ter acontecido, que perdeu posições e o controle sobre o aeroporto de Donetsk. Aquelas posições no aeroporto davam cobertura às posições controladas pela artilharia ucraniana no noroeste de Donetsk. Aquelas posições de artilharia estavam  bombardeando a cidade, que os federalistas controlam; e os federalistas atacaram o aeroporto, para deslocá-las de lá.

Segundo estatísticas fornecidas a VICE News pelo necrotério, registraram-se 157 mortos em Donetsk desde o início de janeiro, 119 das quais nas duas últimas semanas.

Zakharchenko tuitou a destruição das baterias 
"ukies" que bombardeavam áreas civis em Donetsk

(clique na imagem para aumentar)

Demorou para que os federalistas finalmente conseguissem ocupar todo o aeroporto. Vários contra-ataques pelo exército ucraniano foram repelidos, e as forças contra-atacantes foram destruídas.

Partes do aeroporto foram controlados durante meses pelos radicais “voluntários” do Partido Setor Direita (Pravy Sektor), que agora formam a “Guarda Nacional” da Ucrânia. O 3º nome na lista eleitoral do Partido foi capturado pelos federalistas, e o líder

Украина/Ukraine: 'No need for peace talks, we're on the offensive' -- Zakharchenko

Zakharchenko manda o recado. Não haverá negociações, estamos na ofensiva!

Fonte/Source: Facebook Frente Brasileira de Solidariedade com a Ucrânia https://www.facebook.com/frentesolidariaucrania?fref=nf
14 h · 

Ukraine: 'No need for peace talks, we're on the offensive' - Zakharchenko

Publicado a 23/01/2015
There is no need for peace talks at present since DNR forces are on the offensive, said Prime Minister of the self-proclaimed Donetsk People's Republic (DNR/DPR) Alexander Zakharchenko during a press conference in Donetsk, Friday. 

-----------------

DONBASS-INFORMATION : 25.01.2015 :
Facebook Reinhard Lenfant
Reinhard LenfantFrente Brasileira de Solidariedade com a Ucrânia
6 h · 
DONBASS-INFORMATION : 25.01.2015 :
‪#‎Mariupol residential area devastated (VIDEO)http://youtu.be/myZvMR6rWNk 
Meanwhile in 
‪#‎Debaltsevo the cauldron is closing.pic.twitter.com/76jWwF0AR1
SIT REP ‪#‎Troitske 100% under NAF control! NAF are advancing towards‪#‎Svitlodarsk both from east and west! Fightings in ‪#‎KrasnyiPakhar! ½