quinta-feira, 5 de julho de 2007

Angola arrecada sete milhões de dólares no Botswana para apoio ao turismo

Luanda, 4 Julho 2007 - A República de Angola arrecadou, durante a Conferência de Doadores realizada dia 29 de Junho, em Gaberone (Botswana), sete milhões de dólares norte-americanos para apoiar o desenvolvimento das actividades turísticas ligadas ao projecto transfronteiriço "Okavango-Zambeze", anunciou terça-feira à Angop, em Luanda, o titular da pasta.

De acordo com o ministro da Hotelaria e Turismo, Eduardo Janotão Chingunji, do referido montante, seis milhões de dólares serão empregados nas acções de desminagem, enquanto que o valor restante servirá para a formação dos quadros nacionais que estarão directamente ligados ao mesmo.

O governante angolano que regressou ao país, depois de ter participado igualmente na reunião dos titulares do ramo da Hotelaria e Turismo dos países envolvidos no projecto turístico "Okavango-Zambeze", decorrido a 28 de Junho, na cidade de Gaberone (Botswana).

Segundo o entrevistado, durante a reunião, os referidos titulares assinaram um acordo comum para gestão do mesmo projecto que, doravante, terá um bureau oficial de administração na capital tswanesa.

Nesta primeira fase da sua implementação, em território angolano, o projecto vai alcançar apenas algumas localidades da província do Kuando Kubango, podendo, posteriormente, ser executado também noutras áreas do Sudoeste angolano. De acordo ainda com o ministro, as reservas do Luiana, com 8.000 quilómetros quadrados, e a reserva parcial da Mavinga, com 5.950 Km2, poderão, no âmbito do referido projecto, evoluir futuramente para um parque regional.

Para esta etapa, os cinco países ligados ao projecto, nomeadamente Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe, estão a trabalhar internamente para a recuperação das infra-estruturas (estradas, pontes, aeroportos, meios de telecomunicações) com vista a sua rápida implementação, assim como para a criação de um visto comum transfronteiriço.

No entanto, agora que os cinco países assinaram já o acordo de gestão do projecto, os parceiros vão continuar a trabalhar para que em 2010 seja rubricado o tratado final de gestão e administração do mesmo.

Recorde-se que de 13 a 14 de Junho de 2006, a cidade de Luanda (Angola) acolheu igualmente um encontro de peritos dos cinco países envolvidos no projecto turístico transfronteiriço "Okavango-Zambeze", que visou a recolha de informações e experiências para a sua fase de concepção.

Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe são igualmente membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Dos cinco Estados ligados ao projecto, o governo de Angola foi o último a aprova-lo, numa sessão do Conselho de Ministros realizada a cinco de Maio de 2007.

Este processo vai facilitar a participação directa do país na sua materialização prática no terreno. A delegação do ministério da hotelaria e turismo, chefiada pelo ministro Eduardo Chingunji, deixou o pais com destino a cidade de Gaberone (Botswana), no passado dia 26 de Junho. (AngolaPress)

Nenhum comentário: