segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Portugal/19 DE OUTUBRO, PODEROSO PASSO NA LUTA PELA DEMISSÃO DO GOVERNO



20 outubro 2013, ODiário.info http://www.odiario.info (Portugal)

Os Editores

No dia 19 de Outubro realizaram-se muito grandes manifestações em Lisboa, Porto (uma das maiores de sempre) e nas regiões autónomas. A luta dos trabalhadores e das camadas populares atingiu um elevado patamar, do qual não recuará: o da exigência da demissão do governo, primeiro passo sem qual o caminho da superação da desastrosa situação nacional não poderá ser iniciado.

O governo Passos/Portas e os seus patronos nacionais e estrangeiros estão conscientes de que, no quadro constitucional vigente, serão inevitavelmente derrotados. A miserável dupla campanha de chantagem e ameaça que empreenderam, por um lado tentando condicionar a intervenção do Tribunal Constitucional, por outro lado tentando contrariar a realização desta acção de massas, tem um significado claro: temem cada vez mais a luta dos trabalhadores e do povo português, odeiam os direitos sociais e democráticos que a lei fundamental consagra, são incompatíveis com o Portugal democrático que Abril configurou.

Pela primeira vez desde 1974 um governo não só tentou negar por via administrativa o direito de manifestação como se lançou numa insidiosa campanha de intimidação, provocação e confronto com
a central sindical dos trabalhadores portugueses, a CGTP-IN. A resposta dos trabalhadores foi exemplar: a chantagem do governo não só não os intimidou como constituiu um acrescido factor de mobilização para esta magnífica acção de luta. O tiro saiu pela culatra a Passos e Portas e ao seu ministro da Administração Interna: temiam a dimensão e a força da manifestação, conseguiram com a sua acção prepotente que elas fossem ainda maiores.

E se agindo como agiram ficaram ainda mais isolados, para isso contribuiu também a proposta de Orçamento do Estado para 2014 apresentada na Assembleia da República. Orçamento de autêntico massacre social e de descalabro económico, é essencial para o país que não passe. São de novo grosseiramente inconstitucionais numerosas medidas que contém, e por isso tanto os figurões nacionais da política de direita como a troika estrangeira abriram fogo contra o Tribunal Constitucional, tentando impedi-lo de desempenhar com honra as suas funções. Mas é sobretudo a perspectiva de aprofundamento de todas as orientações de política que vêm afundando o país que torna urgente a derrota do Orçamento e a derrota do governo fora-da-lei que o apresenta.

Este governo desacreditado, política e socialmente isolado, sobrevive sobre dois apoios: uma maioria submissa na Assembleia da República, hoje sem qualquer legitimidade, e um Presidente da República incapaz de desempenhar as funções constitucionais que jurou assumir. Mas nem essa maioria nem a cumplicidade presidencial poderão ter mais força que a vontade do povo e das massas em movimento. Em 19 de Outubro de 2013 essa vontade teve uma poderosa expressão. A luta do povo não se irá deter até à derrota do governo PSD/CDS e de todos os que, obstinando-se em mantê-lo em funções, são dessa forma coniventes com a sua acção destrutiva.

O governo temia o 19 de Outubro. Tem acrescidas razões para temer ainda mais as lutas que se lhe seguirão.

Os Editores de odiario.info


Nenhum comentário: