segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Equador/Visita de Rafael Correa consolida associação estratégica russo-equatoriana



28 outubro 2013, Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)

Moscou, (Prensa Latina) O embaixador do Equador na Rússia, Patricio Chávez, expressou confiança de que a visita que o presidente Rafael Correa inicia esta semana a este país ratificará a vontade bilateral de dar às relações um caráter de associação estratégica.

Estamos certos de que o encontro com o presidente Vladimir Putin será muito frutífero, afirmou em declarações à Prensa Latina ao se referir à chegada do chefe de Estado esta noite em São Petersburgo.

O diplomata recordou que o presidente sul-americano chegou à Rússia em sua primeira visita oficial há exatamente quatro anos, e que entre os memorandos assinados junto ao seu homólogo de então, Dmitri Medvedev, ficou assinado um que pareceria simbólico. Ao nosso modo de ver foi o mais importante porque formalizava a vontade política de ambas as partes de levar os acordos bilaterais a relações de associação estratégica.

Após quatro anos estamos em muito bom caminho, ainda que, claro, ficam ainda muitas coisas a fazer, comentou.

As exportações equatorianas para a Federação da Rússia continua crescendo, e nos coloca bem perto da Argentina, como o segundo país latino-americano que mais produtos não petroleiros envia para esta Federação, destacou.

Temos economias complementares nas quais uma possui o que o outro precisa e vice-versa, e disso os dois nos valemos, destacou ao explicar o crescimento sustentado das relações econômicas-comerciais. Realçou que uma grande empresa russa constrói já um projeto energético importante no Equador, e justo durante esta visita será assinado um acordo sobre o financiamento de outra obra correspondente neste setor.

Essa é uma fortaleza da Rússia, e eles vão participar de forma mais direta com empresas importantes como Gazprom, Rosneft, Inter RAO e Ferrovias da Rússia, importantíssima esta não só para o desenvolvimento do Equador senão de toda a América Latina, disse.

Sobre os desafios que se aproximam, o embaixador realçou que o governo do presidente Correa dá grande importância à área da educação, ciência e tecnologia, uma das prioridades do país.

Disse que o Equador é um dos países da região que mais recursos determina de seu rendimento per capita para educação, e nesse sentido é o único no subcontinente que constrói um projeto chamado A Cidade do Conhecimento Yachai.

Através do desenvolvimento da educação, ciência e tecnologia o objetivo principal é deixar de ser um exportador de matéria-prima para passar a depender sobretudo do talento humano, enfatizou Chávez.

Falou de quanto a Rússia pode contribuir neste sentido, e explicou que durante a visita será assinado um documento sobre a cooperação com o parque tecnológico russo Cidade do Conhecimento Skolkovo.

Vamos pouco a pouco fortalecendo essa associação estratégica em todas as áreas importantes para o desenvolvimento de um país: o comércio, a energética e, a que às vezes se dá menos importância, mas que deve ser a primeira, a cooperação acadêmica, científica e tecnológica, concluiu o diplomata.

Nenhum comentário: