quinta-feira, 17 de outubro de 2013

VO NGUYEN GIAP: AS LENDAS NUNCA MORREM



9 outubro 2013, Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)

Prensa Latina

Estamos em Nha Trang, no litoral, já bem perto de Saigon. É 4 de maio de 1975 e a atmosfera ainda está carregada. Percebe-se no ambiente um forte cheiro a pólvora e ainda os vietnamitas estão incrédulos, pois parece mentira que a guerra tenha acabado.

Estou ao lado do general Vo Nguyen Giap sentado na areia da praia, embaixo de um coqueiro. Walfrido Ojeda tira várias fotos de nós enquanto conversamos e tomamos água de côco, mas não serão publicadas a pedido do herói de Dien Bien Phu. Ninguém sabe que ele está no sul do Vietnã e ainda não é prudente que saibam. O general está muito feliz. A Operação Ho Chi Minh, última fase da ofensiva final, terminou há apenas quatro dias, em 30 de abril, com a fuga em helicóptero do embaixador dos Estados Unidos Graham Martin. Ganhou a guerra de todo o povo.

Giap foi o estratega de Dien Bien Phu, o militar que derrotou as tropas do general francês Christian de Castries, e seu papel é inegável na derrota dos Estados Unidos 21 anos depois.
As águas de Nha Trang são uma bênção, pode-se sentir o calor.

Obviamente não saímos juntos de Hanói. Walfrido e eu saímos por nossa conta com um intérprete vietnamita, depois que o premiê Pham Van Dong nos autorizou, e Giap por outra via sem que a imprensa estrangeira soubesse, mas ambos com a intenção de fazer o trajeto por terra, pela estrada um, e por caprichos da vida coincidimos nesse ponto.

Como nos conhecíamos de duas entrevistas anteriores, não houve problemas com a escolta. A Operação Ho Chi Minh foi impressionante, apesar de ter sido uma decisão de última hora, e Giap estava repleto de felicidade.

Todas as fases da ofensiva tinham sido cumpridas, mas ainda depois de perder as regiões militares I e II, ao inimigo restava um dispositivo considerável que incluía, além das três divisões destacadas nas províncias do delta do Mekong, mais de 400 mil efetivos em Saigon e seu perímetro defensivo, uma poderosa força de para-quedistas e as tropas regionais.

Contavam também com as divisões aéreas com base em Bien Hoa e Tan San Nhut, e vários regimentos de artilharia pesada e tanques.

Os principais pontos da linha militar defensiva de Saigon eram Long Binh, Xuan Loc, Bien Hoa e Cu Chi, lugares onde realmente deveria ser travada a batalha por Saigon.
Tínhamos percorrido, desde o paralelo 17, todos os cenários de guerra e já desde Nha Trang estávamos entrando a todos esses pontos que também percorreria o general.

Dada a extraordinária concentração de forças e meios sofisticados nessa linha militar, o comando revolucionário decidiu usar na campanha Ho Chi Minh todos os meios disponíveis para garantir a vitória. Sabia-se que a batalha final deveria ser no perímetro defensivo da capital de Saigon.

Assim foi, e Giap, desfrutando de sua água de côco, estava muito orgulhoso de tudo isso, especialmente porque haviam militares formados com seu conceito de Guerra de todo o povo, como Tran Van Tra, que dirigiu de forma exitosa uma campanha tão complicada.

O Governo dos Estados Unidos cometera erros. As tropas levadas para a costa vietnamita - cerca de 40 mil soldados e 40 naves de guerra - não eram capazes de enfrentar as Forças de Libertação.

Em 29 de abril, depois de deixar estabelecido o comitê militar administrativo em Danang e nas ilhas Paracel, os patriotas começaram a marcha a Saigon.

Em seu caminho ao sul foram caindo, uma trás outra, as posições dos fantoches: Qui Nhon, Nha Trang e Cam Ran, sem maiores dificuldades para sua ocupação e organização do poder revolucionário, mas a batalha fundamental foi em Xuan Loc, um pequeno vilarejo de velhas casas de tijolo vermelho e vigas de aço montadas sobre a estrada 1 e com acesso à estrada de Bien Hoa.

Caiu Xuan Loc, depois Bien Hoa, o que permitiu o avanço para Than Tuy Hoa e desta a Saigon. Van Thieu escapa para Taipei, fogem Graham Martin e todo o pessoal yanqui que permanecia em Saigon. Às 10:15 da manhã de 30 de abril, o ex-general Duong Van Minh anuncia a rendição incondicional do regime às Forças de Libertação. Às 11:55, bandeiras do Governo Revolucionário Provisório (GRP) aparecem em Tan San Nhut, às 12:55 e são hasteadas no edifício do Ministério de Defesa e na Embaixada estadunidense.

Três tanques PT-76 e duas tanquetas norte-americanas, em cima dos quais ia uma centena de combatentes revolucionários comemorando, às 13:20 descem pela rua Pasteur para o rio no meio da comemoração e entram no Palácio Presidencial. A guerra tinha terminado.

Terminamos de tomar o côco, Giap sobe no seu jipe e nós ao nosso, cruzamos todos esses cenários pretéritos da guerra. No dia 6 nos vemos em uma recepção no Palácio e nos cumprimentamos de longe. Giap está com Tran Van Tra.

Em 7 de maio, em um palanque em frente ao Palácio, agora rebatizado de Reunificação, Tran Van Tra proclama Saigon Cidade Ho Chi Minh.

Quê coincidência! É exatamente o 21 aniversário da gloriosa batalha de Dien Bien Phu. Como o desfrutaria esse pequeno homem que a vida deixou que existisse 102 anos! Após 38 anos de sua última batalha, Giap continua ali no Vietnã, mas só em um descanso de soldado, porque as lendas nunca morrem.

*Correspondente da Prensa Latina no Panamá. Foi correspondente de guerra no Vietnã, Laos e Camboja. Os dados são extraídos de seu livro "Tres batallas decisivas" (Três batalhas decisivas)

----------------

UMA HOMENAGEM DE PÁTRIA LATINA AO GENERAL VIETNAMITA GIAP


Nenhum comentário: