quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Abya Yala, Patria Grande, Venezuela/Mercosul condena espionagem global dos Estados Unidos



31 outubro 2013, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)
 

O Mercosul condenou a "espionagem global" dos Estados Unidos a líderes de vários países e organizações internacionais, insistindo na necessidade de garantir a segurança das telecomunicações na região e combater as ações que ameaçam a soberania.

Em reunião em Caracas, países do Mercosul rechaçam atitudes do governo dos EUA.

A condenação foi feita nesta quarta-feira (30), em Caracas, durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores de países membros do Mercosul, na qual participaram a Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela e que foi encerrada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

"Ratificou-se a condenação da espionagem global realizada pelo governo dos Estados Unidos e foram abordadas as medidas necessárias que devem tomar os governos e os setores da nossa sociedade",
explicou aos jornalistas o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Elías Jaúa.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela destaca que os países membros do Mercosul estão "conscientes de que as ações de espionagem dos Estados Unidos se acentuam, motivando uma dura crítica mundial".

"Os ministros comprometeram-se a formalizar a criação de uma instância permanente, dentro da estrutura do Mercosul, para prestar atenção a todos os temas derivados da segurança das telecomunicações na região e combater as ações que vulneram a soberania dos nossos países", informa o comunicado.

Outro documento destaca que, durante a reunião, foi analisada uma proposta de diálogo do Mercosul com a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, a PetroCaraíbas e a Comunidade das Caraíbas.

O propósito é "avançar na construção de uma zona econômica regional, para consolidar a união latino-americana e caribenha, promover o desenvolvimento integral, combater a pobreza, a exclusão social, a complementação, solidariedade e cooperação". Reiteraram também o interesse do Mercosul em chegar a um acordo comercial com a União Europeia. (Fonte: Agência Brasil)


Nenhum comentário: