terça-feira, 22 de outubro de 2013

Brasil/Dilma: 46 milhões de brasileiros serão atendidos pelo Mais Médicos até abril de 2014



22 de outubro de 2013, Blog do Planalto http://blog.planalto.gov.br (Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta terça-feira (22), a lei que institui o programa Mais Médicos. Segundo Dilma, até abril de 2014 serão 13 mil profissionais atuando pelo programa e cobrindo uma população de 46 milhões de brasileiros. Ela agradeceu aos médicos formados no país e aos que vieram de outros países, “ajudando, apoiando e demonstrando imenso carinho”.

“Até abril de 2014, pretendemos ter em torno de 13 mil médicos participando do programa. Com isso, nós chegaremos a garantir cerca de 46 milhões de brasileiros e brasileiras com atendimento médico de qualidade nos municípios do Brasil afora. Talvez, essa participação de vocês seja a mais perfeita, a mais completa, não só forma de integração da América Latina e outros países, mas também atestado de cidadania brasileira. Muito obrigada”, afirmou.

Segundo a presidenta, o programa, além de
tratar da questão da desigualdade no acesso aos serviços de saúde, ainda estrutura o Sistema Único de Saúde, classificado por Dilma como uma grande conquista brasileira. Para ela, a aprovação do Mais Médicos pelo Congresso Nacional reconhece a importância do SUS, dando mais força ao sistema e funcionando como uma coluna vertebral de sustentação.

“Mais médicos nos postos de saúde e na atenção básica vai significar sempre menos doença, e é essa a equação básica fundamental. O Mais Médicos veio efetivamente para mudar esse quadro de distribuição do acesso ao médico. (…) Mas também estamos ampliando a infraestrutura, e tudo isso está sendo feito em parceria com os municípios. Essa estrutura na qual investimos quase R$ 13 bilhões”, completou.

Nenhum comentário: