quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Brasil/Entidades lançam site contra ruralistas



3 outubro 2013, Caros Amigos http://carosamigos.terra.com.br (Brasil)

Da Redação

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), o Greenpeace e o Instituto Socioambiental (ISA), lançaram em conjunto, na segunda-feira (30), o website “República dos Ruralistas”. O site visa apresentar dados, públicos sobre os membros da chamada bancada ruralista. Os dados diponibilizdos pelo site mostram que a maioria dos parlametares da bancada são grandes proprietários de terra, que legislam em seu próprio favor, atuando contra a demarcação de terra indígena e áreas de preservação. Entre os dados estão informações sobre a atuação parlamentar, o patrimônio fundiário e financeiro, os financiadores de campanha e as ocorrências judiciais de
13 das principais lideranças.

Com o site, a população pode conhecer o perfil de cada deputado e acompanhar as mudanças e pressões às quais está submetida a lei de demarcação de terras indígenas. No caso do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), por exemplo, vemos que sua profissão declarada é de agropecuarista, que seu patrimônio total declarado é de quase seis milhões de reais. Além disso, o usuário encontra ainda infográficos e mapas interativos em uma aba destinada a análises complementares, como, por exemplo, um mapa da Amazônia que mostra a ocupação da região pela agropecuária, em contraste com os territórios indígenas e áres de preservação.

O site “República dos Ruralistas” foi desenvolvido utilizando tecnologias livres e é acessível via computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Nenhum comentário: