terça-feira, 22 de outubro de 2013

Angola/África tem pressa de crescer



22 outubro 2013, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Vitorino Joaquim

Mais de 30 milhões de crianças em África estão fora do ensino obrigatório de ensino, 35 por cento dos jovens não têm acesso ao ensino secundário ou ao desenvolvimento de habilidades técnicas e 163 milhões de adultos são analfabetos.

Pinda Simão falava na abertura da reunião Regional Africana para o lançamento da segunda fase do projecto Educação Para Todos até 2015, numa organização conjunta da UNESCO e o Executivo.

O ministro da Educação acrescentou
que 35 por cento dos jovens em África não têm acesso ao ensino secundário ou ao desenvolvimento de habilidades técnicas.

Apesar dessa situação, o ministro explicou que um estudo revelou que o continente africano teve progressos na área de Educação entre 1999 e 2001. “A taxa de escolarização no ensino primário aumentou de 58 para 76 por cento, o índice de paridade de género de 85 para 93 por cento, as matrículas no ensino secundário cresceram para mais do dobro”, disse Pinda Simão.

O projecto Educação Para Todos foi lançado em Março deste ano, na cidade de Dakar, Senegal, e é constituído por Angola, Chade, Costa do Marfim, Lesoto, Níger, Senegal, Suazilândia e Zâmbia, que têm desenvolvido os quadros nacionais para aceleração da educação para todos.

Neste encontro vão ser analisados os progressos alcançados pelos países da primeira fase. Nesta segunda fase participam Burkina Fasso, Camarões, Quénia, Libéria, Madagáscar, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Togo e Uganda. A reunião vai servir também para discutir o quadro referencial da África Subsahariana para as avaliações nacionais da Educação Para Todos em preparação do Fórum Mundial da Educação, a realizar em Seul, no ano de 2015.
  

Nenhum comentário: