sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Moçambique/Recursos naturais em Moçambique atraíram 5 mil milhões de dólares em investimento



24 outubro 2013, Radio Moçambique http://www.rm.co.mz

A exploração de recursos naturais em Moçambique, em que foram investidos 5 mil milhões de dólares, permitiu a criação de 15 mil postos de trabalho ao longo dos últimos cinco anos, afirmou a ministra dos Recursos Minerais.

No decurso de um encontro de auscultação pública sobre políticas e estratégias de recursos minerais e de responsabilidade social empresarial na indústria extractiva, a ministra Esperança Bias disse ainda a exploração dos recursos naturais permitiu também a arrecadação de mais mil milhões de dólares em
receitas fiscais.

Esperança Bias disse também que os investimentos vão seguramente crescer ainda mais, com a execução de diversos projectos já em curso e com a entrada de novas empresas na actividade mineira e petrolífera, tendo em conta que decorrem ainda prospecções dos recursos em quase todo o território moçambicano.
Moçambique produz e exporta gás natural para o mercado regional, principalmente o sul-africano, bem como minerais extraídos das areias pesadas, carvão mineral e pedras preciosas que são comercializados para todo o mundo, sendo a Ásia o principal mercado no caso do carvão extraído em Tete pelos grupos Vale e Rio Tinto.

Os documentos terça-feira debatidos serão em breve submetidos a Conselho de Ministros para apreciação final e aprovação, informou o matutino Notícias, de Maputo.

Há cinco anos atrás, o investimento directo na actividade geológica-mineira aumentou ao passar de 101 milhões de dólares, em 2004, para 804 milhões de dólares, em 2008. (rm/macauhub)

Nenhum comentário: