sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Reformas na CPLP têm apoio de Angola



24 outubro 2013, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao

Kumuênho da Rosa

O secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa afirmou ontem, em Luanda, que deve haver “uma CPLP para todos e não apenas para alguns”.

Murade Murargy, que manifestou a opinião após ser recebido pelo Presidente José Eduardo dos Santos, afirmou ter sido encorajado a prosseguir as reformas na CPLP para tornar a organização “mais forte na cena internacional”.

Além de por o Presidente angolano ao corrente das alterações em curso no quadro da “reorganização da CPLP face aos novos ventos da História em pleno século XXI”,
Murade Murargy aproveitou para agradecer, pessoalmente, o apoio na sua eleição para o cargo de secretário executivo da organização que congrega países de quatro continentes, com diferentes estágios de desenvolvimento.

Murade Murargy defendeu “uma nova visão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ajustada às mudanças operadas tanto nos países-membros, como na cena internacional.
 
“É preciso ter em conta que a correlação de forças no mundo se alterou e que hoje o sul onde estamos inseridos vive grandes desenvolvimentos em termos económicos, pelo que é necessário que a CPLP reveja os seus paradigmas”, disse Murade Murargy.

A situação política na Guiné-Bissau, revelou, também foi tratada no encontro com o Presidente José Eduardo dos Santos, que garantiu apoio aos esforços internacionais com vista à normalização constitucional daquele país, que é igualmente membro da CPLP.

“Informei o Presidente sobre a situação política na Guiné-Bissau, que está a preparar o recenseamento eleitoral para realizar eleições no primeiro trimestre do próximo ano”, sublinhou Murade Murargy.

O secretário executivo da CPLP disse ser fundamental que os países-membros “se unam e trabalhem em conjunto” para estabelecer a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau e salientou o apoio que o Presidente José Eduardo dos Santos tem dado para o bom funcionamento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a realização dos objectivos que nortearam a sua criação.

Nenhum comentário: