terça-feira, 22 de outubro de 2013

Moçambique/Mineração gera 15 mil empregos



Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

Cerca de 15 mil postos de trabalho foram abertos nos últimos cinco anos, nos diversos projectos de exploração de recursos naturais no país.

Os empregos geraram-se em resultado de investimentos na ordem de cinco biliões de dólares norte-americanos oriundos de várias partes do mundo, de acordo com Esperança Bias, Ministra dos Recursos Minerais.

A governante, que falava ontem em Maputo na abertura de um seminário de auscultação pública sobre políticas e estratégias de recursos minerais e de responsabilidade social empresarial na indústria extractiva,
disse ainda que fora dos ganhos sociais com abertura de milhares de postos laborais, a exploração permitiu a arrecadação de mais de um bilião de dólares norte-americanos em receitas fiscais.

Ao que a ministra disse, o país tornou-se destino preferencial de investimentos devido à estabilidade do ambiente político e socioeconómico bem como pela crescente demanda internacional de recursos minerais.

O volume de investimentos vai seguramente crescer ainda mais com a implementação dos inúmeros projectos já em curso e com a entrada de novos actores na actividade mineira e petrolífera, tendo em conta que decorrem ainda prospecções dos recursos em quase todo o território nacional.

Até ao momento, Moçambique produz e exporta gás natural para o mercado regional, principalmente o sul-africano, bem como areias pesadas, carvão mineral e gemas que são comercializadas para os demais quadrantes do globo. No caso concreto do carvão extraído em Tete pelas multinacionais Vale e Rio Tinto, o principal mercado tem sido a Ásia.

Enquanto se consolidam os projectos já na fase de exploração, espera-se para breve o arranque de outros empreendimentos ligados à extracção de fosfato, em Nampula, minério de ferro, em Tete, e grafite e bauxite na província de Cabo Delgado, segundo informações avançadas pela ministra Esperança Bias.

A ministra dos Recursos Minerais destacou que as recentes descobertas de gás natural na Bacia do Rovuma poderão tornar o país num grande produtor e exportador à escala internacional daquele combustível já na sua forma liquefeita.
No que se refere à política de responsabilidade social empresarial, o Governo pretende pôr cobro às acções do género que têm sido feitas de forma considerada dispersa e sem definição consistente que permita uma contribuição justa e equilibrada.

Os instrumentos ontem debatidos serão dentro em breve submetidos ao Conselho de Ministros para respectiva apreciação final e aprovação.

Nenhum comentário: