sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Angola/Censo da indústria vai melhorar políticas de fomento industrial



16 outubro 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

O Censo da Indústria de Angola (CIANG) constitui peça fundamental para melhorar o desenho das políticas de fomento industrial e monitorizar os resultados das mesmas, afirmou hoje, em Luanda, o ministro da Economia, Abrahão Gourgel.

Ao falar na cerimónia  de  lançamento  do 1º Censo da Indústria de  Angola,  o ministro referiu, em função das dificuldades em  obter dados reais, ser necessário investir na recolha e sistematização de informação da indústria, de modo a permitir a construção de indicadores industriais mais rigorosos e actualizados.

“A  existência de melhores indicadores industriais tornará possível desenvolver medidas de fomento mais adaptadas às necessidades da indústria  de Angola”, disse o governante.

Acrescentou que, com o censo, será possível  monitorizar o impacto destas medidas de  fomento, facilitando a avaliação de resultados e a melhoria contínua  da acção do Executivo.

O principal objectivo é fazer o levantamento e o estudo da estrutura do tecido industrial, da situação das unidades industriais e da distribuição das suas produções, para obtenção de um retrato fiel de toda a indústria transformadora nacional, detectar as ameaças e as oportunidades que caracterizam o seu contexto, seus pontos fortes e suas debilidades.

Sublinhou que  a Pesquisa da Produção Nacional Industrial  de Angola Mensal (PPIA)  vai permitir ao Executivo, através do Ministério da Indústria,  recolher a informação mensal sobre a produção nacional, força de trabalho, horas e dias de trabalho das unidades industriais de todo o país.

“Esta informação dotará o Executivo de dados concretos sobre a produção e a produtividade da economia nacional e permitirá a adopção de medidas tendentes à sua optimização.
Referiu que o desenvolvimento de um sistema de informação de produção industrial eficaz é relevante, pois visa incentivar a produção nacional, através do programa Angola Investe e o de construção a nível de Pólos de Desenvolvimento Industrial,  o fomento das  Zonas Económicas Especiais e  a política de diversificação económica nacional, que vai promover o aparecimento de clusters  industriais.

Na ocasião, a ministra da Indústria, Bernarda Martins, sublinhou que o Ministério da Indústria tem a responsabilidade de propor medidas de política capazes de melhorar o contexto especifico da indústria transformadora nacional, de modo a que os industriais possam investir e produzir bens e serviços industriais de qualidade e competitivos, assegurando o retorno do capital que investiram e a satisfação das necessidades da população.

Referiu que, de acordo com o Despacho Presidencial, a prestação de informações por parte das unidades industriais é obrigatória, e o Censo deverá estar finalizado até ao fim de Agosto de 2014.

O Censo da Indústria de Angola (CIANG) é uma iniciativa presidencial, coordenada pelo Ministério da Indústria e inserido no Plano Nacional de Desenvolvimento (2013-2017).

O objectivo principal da sua elaboração é para conhecer detalhadamente o tecido industrial nacional, para posteriormente promover a diversificação da oferta de produtos transformados, fomentar o crescimento qualitativo e incrementar a capacidade de produção.

O CIANG vai permitir o levantamento da estrutura industrial, a situação actual das unidades industriais, produtos e subprodutos e a distribuição da produção.

Nenhum comentário: