terça-feira, 22 de outubro de 2013

Presidenta Dilma pede desculpas a médico cubano hostilizado ao chegar ao Brasil



22 de outubro de 2013, Blog do Planalto http://blog.planalto.gov.br (Brasil)

Juan Delgado recebeu da presidenta Dilma, nesta terça, a autorização expedida pelo Ministério da Saúde para iniciar o trabalho no Mais Médicos. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

Ao sancionar nesta terça-feira (22), no Palácio do Planalto, a lei que institui o Mais Médicos, a presidenta Dilma Rousseff fez uma homenagem aos profissionais estrangeiros que integram o programa. Durante o discurso, a presidenta pediu desculpas, em nome do governo brasileiro, ao médico cubano Juan Delgado, que foi hostilizado ao desembarcar no aeroporto de Fortaleza em agosto deste ano.
Dilma Rousseff também fez uma saudação especial aos médicos brasileiros, que segundo ela, “representam uma parte generosa e competente do nosso país”.

“Quero cumprimentar o Juan não apenas pelo fato dele ter sofrido um imenso constrangimento quando chegou, e por isso, do ponto de vista pessoal e do governo, peço nossas desculpas a ele (…) Queria cumprimentar cada um dos médicos, eles representam muito bem a grande nação latino-americana. Por isso, quando nós olhamos é como se nós víssemos os brasileiros representados em cada um deles, como vejo todos os latinos, argentinos, salvadorenhos, cubanos, venezuelanos, equatorianos (…) A todos vocês, o centro desse médicos de outras partes do mundo, queria dizer uma palavra simples: muito obrigada”, disse.
 

Nenhum comentário: