quinta-feira, 9 de junho de 2016

Perú/DERROTA DO FUJIMORISMO



6 junho 2016, ODiário.info http://www.odiario.info (Portugal)

Os Editores

Pedro Pablo Kuzcynski (77 anos) é o presidente eleito do Peru.

Foi uma vitória tangencial obtida na reta final da campanha. Há oito dias as sondagens atribuíam à adversária, Keiko Fujimori, cinco a sete pontos de vantagem. Mas nos últimos dias graves acusações sobre o financiamento da sua campanha por mafias do narcotráfico e grandes manifestações de protesto na capital arruinaram a sua candidatura. Segundo os números oficiais divulgados ate ao momento em que escrevemos, perdeu por uma diferença de apenas 1%.

Keiko que nas últimas eleições fora muito criticada por exigir a libertação do pai, que cumpre sentença de 25 anos de prisão, absteve-se desta vez de abordar o tema.

Mas a sua campanha foi desde o início apoiada pelo fujimorismo. Ela manteve-se sempre solidária com o pai após a prisão e condenação por corrupção e crimes contra a humanidade durante uma ditadura brutal. Alberto Fujimori foi nomeadamente responsabilizado pela esterilização de 370.000 mulheres.

Keiko distanciou-se da mãe, Suzana, que acusou Fujimori de a mandar encarcerar e submeter à tortura. Um dos irmãos tomou
aliás posição contra a candidatura da jovem.

O Peru é no mundo o país com maior número de assassínios per capita. A ênfase de Keiko na «segurança para o povo» valeu-lhe o apoio de milhões de Fujimoristas que admiram o ex-presidente por ter praticamente destruído as organizações guerrilheiras e por combater com êxito a violência, embora à custa de uma repressão criminosa.

Pedro Pablo Kuzcynsky, conhecido como PPK, filho de um judeu alemão e de uma francesa, é um político e empresário de sucesso. Doutorado em filosofia e Economia pela Universidade de Oxford, foi ministro dos governos dos presidentes Belaunde Terry e Alejandro Toledo.

Ideologicamente é um político de direita, membro do famoso Clube de Bildelberg.

Derrotado nas eleições de 2011, comprometeu-se durante a campanha da segunda volta, como candidato de Peruanos para el Kambio, a aumentar o PIB em 5%.

Deve a sua vitória ao medo inspirado pelo eventual regresso ao poder do fujimorismo através de Keiko. Recebeu por isso o apoio de todas as forças políticas anti- Fujimori, incluído o do Frente Amplio, de esquerda radical.

A tarefa de Kuzcynski será dificultada por Keiko contar no parlamento com 73 deputados num total de 130.

Ollanta Humala, ex militar torcionário, o presidente cessante, termina o mandato desprestigiado e em conflito permanente com a classe trabalhadora.

Apresentou-se como populista revolucionário, mas, engavetando os compromissos assumidos, realizou uma política de direita de total submissão ao imperialismo norte-americano.

OS EDITORES DE ODIARIO.INFO

Nenhum comentário: