quinta-feira, 6 de agosto de 2015

China e Angola assinam acordo para aceitação mútua das moedas nacionais

5 agosto 2015, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

Angola assinou um acordo monetário com a China ao abrigo do qual as moedas nacionais passam a ser aceites em ambos os países, anunciou segunda-feira em Luanda a ministra do Comércio de Angola, Rosa Pacavira.

“O kwanza vai valer na China, o yuan vai valer aqui em Angola”, disse a ministra, citada pela agência noticiosa Lusa.

Rosa Pacavira disse que este acordo vai ter como resultado
um aumento das importações de produtos fabricados na China, uma vez que permite superar a falta de divisas, nomeadamente de dólares, derivada da quebra dos preços do petróleo, principal produto de exportação de Angola.

“Nenhum país aceitou fazer isso, só a China o fez, pelo que a partir de agora as duas moedas vão ser aceites em ambos os países”, sublinhou a ministra, num evento realizado na segunda-feira em Luanda, referindo-se às facilidades decorrentes do novo “acordo monetário.”

Rosa Pacavira adiantou que o ministério que tutela tem noção da qualidade dos produtos fabricados na China e acrescentou que “o acordo que mencionei vai permitir termos disponíveis em Angola produtos de qualidade.”

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, visitou a China em Junho passado, tendo então sido anunciado um reforço do apoio financeiro chinês a Angola. (Macauhub/AO/CN)


Nenhum comentário: