15 agosto 2015, ODiário.info (Portugal)
A África foi até muito recentemente um
continente sem História escrita. Cabe
a Basil Davidson o mérito de nos seus livros ter iluminado o passado esquecido
da África que em plena Idade Media construiu estados multinacionais
organizados, mais extensos do que as grandes potências da época.
Fui amigo de Basil Davidson (1914-2010) e
li quase todos os seus livros.
Desconhecia a existência de O Fardo do Homem Negro, cuja tradução
em português foi publicada em Luanda no ano 2000*.
Creio ser dos mais importantes. O título é uma réplica irónica ao
Fardo do Homem Branco, do escritor inglês Rudyard Kipling, epígono do
imperialismo.
Davidson combateu na segunda guerra mundial como oficial do
exército britânico. Bateu-se na Jugoslávia e na Itália ao lado dos guerrilheiros
que enfrentavam os ocupantes alemães.
Foi uma personagem fascinante sobre a qual escrevi muitas páginas.
Trocamos correspondência durante o meu exílio brasileiro, mas só o conheci em
Lisboa, após o 25 de Abril. A admiração que me inspirava foi prólogo de uma
grande amizade.
A sua paixão pela África nasceu tarde, mas cresceu torrencialmente.
Fez dele, como assinalou a New York Review of Books, «o mais ilustre conhecedor
da África Negra».
A leitura da sua obra de historiador é hoje indispensável ao
conhecimento do doloroso processo de descolonização da África Subsaariana.
Não assumiu uma posição de distanciamento. Como escritor, historiador e professor (em Universidades da Inglaterra, dos EUA e da África) tomou partido pelos que lutavam
Que eu saiba foi o único europeu a ser guindado pelos governos de
antigas colónias portuguesas a herói da Guiné Bissau, de Cabo Verde, de Angola,
de Moçambique.
Nas páginas de O Fardo do Homem Negro sintetiza uma parcela do
saber que adquiriu no estudo de um continente humilhado e saqueado.
O Fardo do Homem Negro empurra o leitor para uma reflexão profunda sobre a tragédia de um Continente que durante séculos exportou escravos para a América.
Não há estatísticas credíveis, mas os demógrafos admitem que 19
milhões de homens e mulheres foram arrancados das suas aldeias africanas e
transportados como mercadoria para o outro lado do Atlântico. Mais de um terço
pereceu durante a travessia nos porões infectos dos navios negreiros.
Terminado o tráfico infamante, a África foi partilhada em l884 na Conferência de Berlim como se fosse um gigantesco parque zoológico. Disraeli e Bismark, ao atribuírem territórios densamente povoados a países europeus, retalharam o Continente quase a régua e compasso, traçando fronteiras que separaram povos com origens, tradições e línguas comuns.
Essas fronteiras, artificiais, não refletem
regiões naturais nem os limites de diferentes grupos étnicos.
Os capítulos do Fardo do Homem Negro sobre a descolonização, o
nacionalismo e o tribalismo contribuem para desmentir a historiografia africana
dos colonizadores europeus, iluminando uma África desconhecida, muito diferente
da apresentada por aqueles que a oprimiram e devastaram.
Foi inesperado no após guerra o vendaval da descolonização, iniciado com a independência de Gana em 1957 e da Guiné Conakry em 1958.
A resistência das burocracias britânica e
francesa aos movimentos independentistas foi forte. Em l959,o secretário do
Colonial Office declarava em Londres: «não é ainda possível perspectivar uma
época em que seja possível a um governo britânico transferir as suas
responsabilidades finais pelo destino e pelo bem-estar do Quénia”. O governador da colónia, sir Philips Mitchell, escreveu então: “Como
é primitivo o estado destas pessoas (…) como é deplorável o caos espiritual,
moral e social em que se encontram».
Mas os quenianos conquistaram a independência em 1963 após a
insurreição armada dos Mau Mau cujo chefe, Jomo Kenniatta, foi o primeiro presidente
da Republica.
Em l957,o governador do Tanganika, sir Edward Twining, definiu como
agitador «um tal Julius Nyerere», sugerindo aos funcionários superiores da
administração que evitassem contactos com ele e «não o recebessem». Essa a
opinião que formara do homem que seria um dos maiores dirigentes africanos da
segunda metade do século XX.
A Historia desmentiu esses admiradores de Rudyard Kipling.
O Tanganica proclamou a independência em 1961, Uganda em l962,o
Malawi e Zâmbia em 1964.
A França, envolvida em guerras coloniais no Magreb, acreditou que
poderia resistir no Sul à vaga independentista. Projetou criar duas grandes
federações que agrupariam as doze colónias da África Ocidental e Equatorial no
âmbito da União Francesa. Esse sonho utópico logo se desvaneceu. Todas essas
colónias e Madagáscar proclamaram a independência em l960.
A independência económica não acompanhou, porem, a política.
Ao colonialismo tradicional sucedeu nas jovens repúblicas africanas
um neocolonialismo cujos mecanismos de exploração, menos transparentes, não são
menos cruéis.
Atualmente a África Subsaariana continua a ser exportadora da
riqueza produzida. O volume de capitais saído é muito superior ao total da
ajuda recebida, como Davidson lembra no seu livro, apoiado em documentação
oficial.
Os governantes africanos que sucederam aos procônsules do
colonialismo foram inicialmente, com raras exceções, dirigentes formados em
universidades europeias. Essa elite tudo fez para implantar nos seus países os
modelos da «democracia representativa» britânica e francesa. Ora nas sociedades
africanas inexistiam as classes sociais que na Europa são teoricamente a fonte
dos partidos políticos.
Essa opção pelos dirigentes «instruídos e civilizados» ignorou as
chefias tradicionais e a riqueza das culturas étnicas africanas, definidas
pelos políticos educados em Londres e Paris como tribalistas e retrógradas,
incompatíveis com o progresso.
Tremendo erro esse.
A África foi até muito recentemente um continente sem História
escrita. Cabe a Basil Davidson o mérito de nos seus livros ter iluminado o
passado esquecido da África** que em plena Idade Media construiu estados
multinacionais organizados, mais extensos do que as grandes potências da época.
Entre outros, Gana, Mali, Songhay e Kanem.
É conhecido o desfecho das fracassadas caricaturas de democracias
de modelo ocidental: guerras civis como as da Libéria e Serra Leoa e a de
Biafra na Nigéria, e ditaduras sanguinárias lideradas por tiranos como Mobutu,
Bokassa e Idi Amin.
A tentativa de implantar em África o socialismo, esboçada pelos
movimentos revolucionários do MPLA, da FRELIMO e do PAIGCV, também fracassou.
Quando os guerrilheiros que haviam combatido com heroísmo o colonialismo
português e o imperialismo saíram do mato para as cidades ficou transparente
que o projeto programático de partidos que pretendiam aplicar o marxismo na
transformação de sociedades arcaicas era utópico. Hoje, a Guiné-Bissau, Angola
e Moçambique estão plenamente integrados no sistema capitalista. Com uma
peculiaridade: nos três o capitalismo implantado justifica o qualificativo de
«selvagem», diferenciado das fontes que o inspiraram.
Faço minha a opinião do historiador britânico Eric Hobsbawm: O
Fardo do Homem Negro «é um livro de importância maior (…) não é só da África
que fala, mas também de etnicidade, de nações e de problemas da vida em
sociedade em qualquer parte do mundo.»
*Basil Davidson, O Fardo do Homem Negro, Editora Caxinde, Luanda,
2000.
* *Basil Davidson, A Descoberta do Passado
da África, Sá da Costa, Lisboa,1981.
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