segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Moçambique/Inaugurada ponte Armando Guebuza

3 agosto 2009

A ponte sobre o rio Zambeze, uma das maiores de África, com 2376 metros de comprimento e 16 metros de largura foi inaugurada domingo depois de três anos e meio de obras.


A ponte, baptizada com o nome do presidente Armando Guebuza, de Moçambique, foi construída pelo consórcio português Mota-Engil/Soares da Costa num investimento de 80 milhões de euros que mobilizou cerca de 66 milhões de euros financiados pela Comissão Europeia com 25 milhões de euros, 20 milhões do governo italiano, 18 milhões da Suécia e cerca de nove milhões do Japão para além de recursos próprios moçambicanos.

Antes da entrada hoje em funcionamento da ponte a viagem por terra de um extremo ao outro de Moçambique terminava na travessia do rio Zambeze, a mais de mil quilómetros de Maputo.

Só com batelões degradados e barcaças precárias era possível atravessar o rio de águas profundas.

A ponte liga os distritos de Caia, em Sofala e Chimuara, na Zambézia.

O movimento iniciou cerca das seis horas da manhã com viaturas e camiões carregados de milhares de pessoas a cruzarem os caminhos tanto de Caia, em Sofala, como de Chiumuara para o local do comício, nesta última região.

Mulheres, crianças e velhos, todos queriam testemunhar o acto.

Esta infra-estrutura vai contribuir não só para o desenvolvimento de Moçambique como, também, dos países vizinhos do `interland´ (SADC) e de outros do continente, uma vez que a ponte Armando Emílio Guebuza já se inscreveu no mapa dos melhores empreendimentos do género a nível do continente e do mundo. (Noticias e Imensis)

Nenhum comentário: