sábado, 8 de agosto de 2009

Isenção de impostos sobre materiais de construção de casas sociais em Angola vai acelerar reconstrução

Luanda, Angola, 7 agosto 2009 - A isenção de impostos aduaneiros e de consumo sobre os materiais para construção de casas sociais abre novas perspectivas para o mercado da construção civil no país, afirmou quinta-feira o arquitecto do Governo Provincial de Luanda, Marcos Pinho.

Pinho disse que a decisão governamental vai resultar numa maior diversidade e qualidade do material utilizado em obras de baixo custo e vai propiciar a unificação dos factores necessários à construção de habitações próprias por parte da população e de aceleração do programa de reconstrução nacional.

O Conselho de Ministros aprovou em Julho um decreto-lei concedendo a isenção de pagamentos de direitos aduaneiros e impostos de consumo para mercadorias destinadas à construção de habitações sociais, bem como o projecto "NossaCasa", do Presild, cujo objectivo é a venda de materiais de construção.

Este projecto (NossaCasa) inclui o sub-projecto kit "MinhaCasa", cuja finalidade é a venda conjunta de todos os materiais necessários para a construção de uma casa social.

O kit poderá ser adquirido em qualquer loja da futura rede de comercialização de materiais de construção, a ser montada pelo Presild (Programa de reestruturação do sistema de logística e de distribuição de produtos essenciais à população).

Em declarações à agência noticiosa angolana Angop, o director comercial da empresa Cimex, Daniel Pereira, disse que, além de estimular a criação de emprego, a medida forçará as empresas importadoras e vendedoras desses materiais a organizarem-se melhor em termos técnicos e humanos para adequarem-se ao mercado.

A Cimex labora há mais de 15 anos na importação, exportação e comercialização de materiais de construção, electricidade, electrodoméstico, segurança, entre outros. (macauhub)

Nenhum comentário: