sábado, 14 de março de 2009

Paraguai/Religiosos acreditam que América Latina vive sua última chance

“A vida humana não está garantida. E o planeta, como sistema, está sob uma ameaça extremamente forte, que nunca houve antes”, afirmou Leonardo Boff no encontro realizado na capital do Paraguai

Daniel Cassol, correspondente em Assunção (Paraguai)

12 março 2009/Brasil de Fato http://www.brasildefato.com.br

A chegada pela via democrática de presidentes do campo progressista na América Latina representa a “última chance” para o continente superar a pobreza e estabelecer um novo tipo de relação com o meio-ambiente. E os religiosos têm papel importante no cultivo de valores humanistas e de respeito à natureza, na opinião dos religiosos presentes no diálogo social do Mercosul.
“A vida humana não está garantida. E o planeta, como sistema, está sob uma ameaça extremamente forte, que nunca houve antes”, afirmou Leonardo Boff no encontro realizado na capital do Paraguai.
Para o teólogo brasileiro, só uma relação de respeito à vida e à natureza, presente nos valores religiosos, poderá evitar que os recursos naturais sejam exauridos. “Chegamos ao limite da Terra, que é o limite do capital”, disse. “Esta atitude de respeito à vida é urgente hoje se queremos salvar a Terra”, finalizou.
Para Frei Betto, a “primavera democrática” em curso na América Latina, depois de um ciclo de ditaduras militares e outro de governos neoliberais, representa a última chance do continente para realizar reformas estruturais pela via democrática. “Não temos outra chance. Fora disso é a volta das ditaduras. Os movimentos sociais têm de reforçar esses governos democráticos populares”, declarou.

http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/agencia/internacional/religiosos-acreditam-que-america-latina-vive-sua-ultima-chance

Nenhum comentário: