terça-feira, 17 de março de 2009

Portugal/Galegos apresentam contribuição para vocabulário comum

Lisboa, 17 março 2009 (Lusa) - Um projeto de vocabulário com léxico comum a portugueses e galegos, sobretudo nas regiões da fronteira com a Galícia, norte de Portugal, foi entregue nesta terça-feira por uma delegação da Academia Galega da Língua Portuguesa na Academia de Ciências de Lisboa.

Responsáveis pelos dois institutos estiveram reunidos para uma análise da situação da língua e a coordenação na aplicação de alguns aspectos do acordo ortográfico, "com especial interesse na elaboração do vocabulário ortográfico comum".

Segundo Artur Anselmo, presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia, o projeto apresentado está contido no livro "Contribuição para o Vocabulário Comum da Língua Portuguesa" e vai ser lançado oficialmente em Portugal, juntamente com o Vocabulário elaborado pela Academia Brasileira de Letras.

A Academia galega participou como observadora nas negociações do acordo ortográfico.

"Estamos convencidos, e penso que não devemos deixar de pensar assim, de que, para que haja Acordo, é preciso que haja um documento de base, uma listagem de palavras, e isso só se consegue se todos derem as suas contribuições", disse Anselmo.

"O ideal seria, salvo melhor opinião, que todas as partes geográficas, desde Cabo Verde a Timor Leste, fizessem o mesmo que fez a Academia Galega, dessem também as suas contribuições", concluiu.

Nenhum comentário: