Maputo, Moçambique, 10 março 2009 - O sector do comércio continua a ser aquele que mais crédito recebe das instituições bancárias, soube a macauhub junto de fontes da banca na capital moçambicana.
O sector de comércio chega a receber crédito dos bancos três vezes superior ao da agricultura, sector no qual Moçambique detêm enormes potencialidades mas que é pouco desenvolvido.
Entre os sectores da agricultura, indústria, comércio, construção, indústria e turismo, transportes e telecomunicações, destaque vai também para o da indústria que, entre as áreas em análise, aparece a seguir ao comércio.
Igualmente é de destacar o crédito que vai para o sector da área de transportes e comunicações quando comparado com o sector do comércio. O comércio recebe crédito bancário duas vezes mais do que os transportes e comunicações.
Estudos apontam que a preferência da banca pelo sector comercial aos outros tem a ver com a rotação rápida de capital naquele sector.
Outra nota de realce nos dados em poder da macauhub é o facto de os sectores da indústria e turismo, vistos como uma unidade, receberem crédito bancário seis vezes menor do que o comércio. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário