quarta-feira, 4 de março de 2009

Moçambique/Governo pretende que número de turistas aumente para 4 milhões

Maputo, Moçambique, 3 março 2009 - As autoridades de Moçambique afirmam estar a criar condições para garantir que pelo menos 4 milhões de turistas visitem o país anualmente até 2020, informou sexta-feira em Maputo o jornal mediaFAX.

Actualmente, entram em Moçambique cerca de 1,5 milhões de turistas anualmente e a taxa de crescimento está na ordem dos 11 por cento ao ano.

Uma das acções que já está a decorrer em vários locais com potencialidades turísticas é a construção, recuperação ou renovação de infra-estruturas turísticas que, por sua vez, terão como consequência o aumento do número de camas e de quartos para acomodar os visitantes.

Aquando do lançamento da “Marca Moçambique”, o Ministro do Turismo e também da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, garantiu, mesmo sem precisar os locais e os números que, neste momento, várias estâncias turísticas como hotéis, lodges, pousadas, restaurantes estão em construção, recuperação ou renovação.

Parte destas acções está integrada no âmbito da preparação do Mundial de Futebol de 2010 que terá lugar na vizinha República da África do Sul, uma vez que as autoridades sul africanas já disseram que tem um défice de cerca de 36 mil camas para acomodar os visitantes que estarão a participar e a ver o mundial de Futebol.

Um pedido oficial no sentido de colmatar este défice já foi avançado pelas autoridades sul-africanas aos países vizinhos no sentido de serem esses países a criarem condições para um aproveitamento cabal das oportunidades de negócio que já estão abertas.

Moçambique e a África do Sul têm uma fronteira comum, ficando o principal ponto de travessia rodoviária, Ressano Garcia, a 78 quilómetros da capital moçambicana.

Nelspruit, a cidade sul-africana mais próxima de Moçambique, a cerca de 120 quilómetros da fronteira, será um dos palcos do Mundial de 2010.

Dados tornados públicos indicam que Moçambique conseguiu arrecadar, em 2008, um total de 180 milhões de dólares em receitas provenientes do sector do turismo, depois de em 2007 aquele valor ter sido de 163 milhões de dólares. (macauhub)

Nenhum comentário: