Songo, Moçambique, 10 março 2009 - As obras de manutenção da subestação central da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) deverão começar ainda este ano estando o lançamento dos respectivos concursos públicos previstos para breve, afirmou o presidente da HCB, Paulo Muxanga.
A administração da HCB tem vindo a desdobrar-se em obras tendentes ao melhoramento daquele empreendimento, tendo recentemente sido recuperado e modernizado o sistema da central hidroeléctrica, através da automatização dos equipamentos.
“Os grandes projectos para este ano são dois: a reparação dos descarregadores e a manutenção da subestação. Os termos de referência já foram elaborados e estamos agora no último processo de preparação dos concursos”, referiu Paulo Muxanga.
Em declarações ao jornal Notícias, de Maputol, na vila do Songho, onde está implantada a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, Paulo Muxanga não se referiu aos custos, argumentando que, embora a empresa tenha capacidade para financiar o projecto, os montantes exactos apenas serão conhecidos após os concursos.
Todavia, o jornal cita outra fontes para dizer que os custos associados aos dois projectos deverão rondar 80 milhões de euros, 20 milhões dos quais estão consagrados no orçamento corrente da HCB.
A Hidroeléctrica de Cahora Bassa constitui a espinha dorsal para o fornecimento de electricidade a vários países da África Austral, destacando-se, para além de Moçambique, a África do Sul, Zimbabwe e Botswana. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário