quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Brasil/Relatório da Unasul sobre Pando será analisado em Salvador

Pátria Latina/http://www.patrialatina.com.br

Os presidentes dos países que compõem a União Sul-Americana de Nações (Unasul) analisarão o relatório que a "Comisión de La Verdad" entregou na última terça-feira (2) ao presidente boliviano Evo Morales sobre o massacre de camponeses em Pando, norte da Bolívia. O titular dessa comissão, Rodolfo Mattarollo, antecipou que o relatório será analisado na Cúpula de Presidentes que se realizará no dia 16 desse mês em Salvador, Bahia.
Mattarollo indicou que "por decisão da presidente interina da Unasul, Michelle Bachelet, incluiu-se na agenda da reunião de governantes o relatório realizado pela comissão sobre o ocorrido em Pando, no dia 11 de setembro último".
O jurista ratificou que o relatório contém "recomendações sobre mecanismos de ação" acerca do ocorrido e destacou a importância da sua abordagem no encontro que ocorrerá dentro de dez dias, no Brasil.
O relatório sustenta que as vítimas foram objeto de "execuções sumárias ou extrajudiciais" e constituíam "população civil". Por isso foram "praticados múltiplos assassinatos", o que "configura um crime de lesa-humanidade".
"Ainda que algumas pessoas tenham agido violentamente por conta própria, os agressores dos camponeses o fizeram em forma organizada e respondiam, segundo alguns testemunhos, a uma cadeia de comando muito bem definida, contando inclusive com funcionários e bens do governo departamental a serviço da empreitada criminosa", relata outra conclusão do relatório, que estima o assassinato de pelo menos 20 camponeses.
O relatório de conclusões com 66 páginas foi subscrito de forma unânime pelos 12 especialistas forenses, antropólogos e cientistas da área de defesa dos direitos humanos.
A comissão especial que trabalhou em Pando foi presidida por Mattarollo e integrada por Juan Gabriel Valdés e Luciano Fouillioux (Chile); Fermino Fechio (Brasil); Francisco Borja (Equador); Guido Toro (Peru); Carlos Pita (Uruguai); Freddy Gutiérrez (Venezuela); Fulvia Benavides (Colômbia) e Nicolás Gutman, Eduardo Zuain e Ciro Annichiarico (Argentina).

http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=35c5a2cb362c4d214156f930e7d13252&cod=2759

Nenhum comentário: