Maputo, 12 dezembro 2008 (Lusa) - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou um projeto para o desenvolvimento da agricultura sustentável na África Austral.
A iniciativa, no valor de 2,9 milhões de euros (R$ 9 milhões), foi divulgada nesta semana, em Pemba, na província de Cabo Delgado, em Moçambique.
Com duração de três anos, o projeto será implantado em países da região com problemas alimentares, segundo um documento divulgado pela FAO.
O plano abrange cerca de 23.700 agricultores de Moçambique, Suazilândia, Lesoto e Zimbábue, e visa também o aproveitamento sustentável dos solos para a agricultura em relação às mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.
Segundo o documento, o impacto resultante deste projeto vai melhorar os esforços nacionais e regionais para a produção da agricultura sustentável, para a segurança alimentar e a gestão de recursos naturais.
Projeto
A entidade da ONU indicou que o plano em questão estará sob a supervisão geral do Serviço de Operações de Emergência (TCEO) e supervisão direta da Coordenação de Emergências Regionais do Sul da África da FAO, bem como de um especialista da gestão de águas e solo, baseado no escritório sub-regional da entidade em Harare, no Zimbábue.
O projeto terá ainda apoio logístico da Divisão de Serviços Técnicos da FAO, em cooperação conjunta com ministérios dos países africanos e outras organizações internacionais.
A FAO, em parceria com governos nacionais, organizações internacionais e outras entidades, tem desenvolvido tecnologias de sustentabilidade em vários setores da agricultura e em regiões agro-ecológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário