5 dezembro 2008/AngolaPress
Luanda - O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que as eleições realizadas em Setembro deste ano em Angola representam ganhos políticos e fortalece a auto-estima dos angolanos pela legitimação das suas instituições democráticas.
Ao discursar numa plenária da Assembleia Nacional em sua honra, o Chefe de Estado de Cabo Verde considerou as eleições "uma vitória da nação angolana".
"Estimo ainda que, pela forma exemplar como decorreu o escrutínio, o povo angolano ao responder tão maciça e civicamente ao apelo, quis manifestar claramente a sua opção pela paz, estabilidade, dignidade, combate à pobreza e criação de novas oportunidades de vida. Estou convencido que se abriu assim um novo ciclo histórico, promissor e mais fecundo", sublinhou Pedro Pires.
O estadista elogiou, por outro lado, o papel fundamental do Presidente José Eduardo dos Santos para o alcance da paz em Angola.
"A conquista da paz em Angola é um bem insuperável. A condução do processo, que a possibilitou, exigiu confiança, paciência, lucidez e muita sabedoria. Aqui quero relevar o papel determinante que coube ao Presidente José Eduardo dos Santos, na sua direcção, permitindo ao povo angolano uma vitória política e moral de grande alcance histórico", realçou.
O Presidente de Cabo Verde augurou para Angola a assunção de um papel de relevo no continente africano.
No seu discurso, Pedro Pires destacou as boas relações entre os dois países, afirmando haver actualmente maior dinamismo e confiança, sobretudo, na cooperação empresarial entre Angola e Cabo Verde.
Pedro Verona Rodrigues Pires iniciou a fim da tarde de quinta-feira uma visita oficial de dois dias à convite do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.
Na manhã de hoje, sexta-feira, o Presidente de Cabo Verde foi recebido pelo seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.
A visita do Chefe de Estado cabo-verdiano coincide com a realização em Luanda da VII sessão da Comissão Bilateral Angola/Cabo Verde, que tem como objectivo analisar o estado da cooperação entre os dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário