segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DEA encobertava narcotráfico na Bolívia, afirma vice-ministro

La Paz, 29 novembro 2008 (Prensa Latina) O vice-ministro de Defesa Social Felipe Cáceres afirmou que a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, em inglês) longe de cooperar na luta contra esse flagelo na Bolívia, dedicava-se a encobertar o narcotráfico.

Em declarações a uma televisora privada, a autoridade explicou que o governo do país do norte e a DEA conhecem quem são os narcotraficantes e as rotas desse comércio ilícito.

Segundo Cáceres, numa reunião da Comissão Interamericana de Controle e Abuso de Drogas (CICAD), David Jonson, segundo subchefe do Departamento de Estado, anunciou que depois da saída da DEA da Bolívia, agora seria o Chile o novo cenário do narcotráfico.

Nesse sentido, solicitou a Washington cooperar e proporcionar a informação necessária para enfrentar essas ilegalidades.

O vice-ministro também questionou a decisão da Casa Branca de suspender os benefícios de preferências tributárias ao país andino devido a uma suposta pouca colaboração na luta antidroga.

Depois dos primeiros 10 meses de 2008, a Bolívia erradicou mais de cinco mil hectares de cultivo de coca e apreendeu umas 25 toneladas de cocaína, disse.

Em 19 de novembro passado, o presidente Evo Morales acusou a DEA de conspirar contra o processo de mudança.

Morales mostrou evidências sobre ações conspirativas de agentes como Steven Faucet, que sob o manto de diplomata agregado se vinculou à preparação de sabotagens e à tomada de aeroportos como o de Riberalta.

Essa agência, disse, também administrava sete supostas casas de segurança, quando na realidade eram casas de espionagem para desestabilizar ao governo boliviano, em cumplicidade com alguns chefes policiais.

O presidente apresentou outras provas da ingerência desenvolvida pela DEA, que grampeou telefones, investigou contas bancárias de parlamentares e fomentou a oposição ao dirigente Movimento ao Socialismo.

A DEA deverá abandonar a Bolívia em janeiro próximo, segundo dispôs o Executivo.

http://www.prensalatina.com.br/RESUMEN%20nov-08_04.html#29110810

Nenhum comentário: