Quito, 26 novembro 2008 (Prensa Latina) - O Comitê de membros de Honra da Fundação Guayasamín convidou hoje a comunidade equatoriana e latino-americana para comemorar os 90 anos de nascimento do famoso pintor da Ibero-américa, Oswaldo Guayasamín.
Em cerimônia realizada na Capilla del Hombre, edificação projetada pelo mestre equatoriano, anunciou-se um grande número de atividades em saudação a Guayasamín, que cumprirá em 2009 seus 90 anos.
O famoso pintor, que morreu em 1999, continua vivo e está com nós pelos salões desta Capilla del Hombre, destacou a argentina Hebe de Bonafini, dirigente da Associação das Mães da Praça de Maio.
Depois de agradecer o convite realizado para participar neste importante encontro, Bonafini recordou sua grande amizade com o mestre do pincel que pintou com suas obras a história dos povos da América.
Quem entrega a vida à liberdade, ao amor como o fez Oswaldo Guayasamín nunca morre; continua vivo, acompanha-nos em nosso pensamento e corações, afirmou.
Na abertura deste ato foi exibido um documentário realizado pelo cineasta cubano Roberto Chile e com música do destacado pianista Frank Fernández.
Saskia Guayasamín, uma das filhas de um dos melhores expoentes do expressionismo indigenista, afirmou que entre as atividades a realizar para comemorar os 90 anos de seu pai figura a montagem de uma exposição de pinturas de Guayasamín em Sevilha, Espanha, em dezembro próximo.
Um concerto de piano de Boris Cepeda na Capilla del Hombre em 2009 e uma exposição de pinturas contemporâneas no Palácio de Belas Artes de Havana incluem-se nesta comemoração, informou.
A ocasião foi aproveitada também para apresentar o calendário de bolso da Rádio Habana Cuba, que estará dedicado aos 90 anos do pintor da Ibero-américa.
O vice-diretor da emissora de rádio, Pedro Martínez Pires, mostrou a nova edição deste calendário e recordou vivências da viagem realizada por Guayasamín a Havana em 1961.
A Fundação Guayasamín destacou também as colaborações recebidas da Venezuela, a empresa cubana Habanos S.A, a Corporação Andina de Fomento e outras instituições que contribuíram à continuação do projeto construtivo da Capilla del Hombre.
Participaram neste ato o ministro equatoriano de Cultura, Galo Mora, o ex-presidente Rodrigo Borja, o prefeito da capital, Paco Moncayo, autoridades políticas, escritores e representantes do corpo diplomático creditado nesta nação andina.
http://www.prensalatina.com.br/RESUMEN%20nov-08_04.html#29110810
Nenhum comentário:
Postar um comentário