domingo, 14 de dezembro de 2008

CPLP quer melhorar ambiente de negócios entre membros

Lisboa, 12 dezembro 2008 (Lusa) - O presidente eleito da direção do Conselho Empresarial da CPLP, Braima Camará, declarou nesta sexta-feira que pretende melhorar o ambiente de negócios dos países membros e definiu como prioridade transformar a língua portuguesa como veículo de interligação.

"Quero garantir que estão criadas condições básicas para o relançamento do Conselho Empresarial da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)", disse à Agência Lusa Camará, que é também presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura da Guiné-Bissau.

Camará disse que será necessária também "uma articulação estrutural e econômica para poder melhorar o ambiente de negócios entre os países da CPLP.

Murteira Nabo, representante da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação no Conselho Empresarial da CPLP, frisou que havia o sentimento de que "a componente econômica da CPLP está aquém daquilo que seria esperado" e que a nova direção vai tentar reanimar esta vertente por meio de alguns instrumentos.

"Vai ser criado um portal que vai ligar todos os países membros através de uma rede de negócios e vão realizar-se quatro eventos anuais, midiáticos, que levem um conjunto de empresários para uma bolsa de negócios, que permita uma intercomunicabilidade entre eles", explicou Nabo.

Já está previsto um evento em parceria com a Fundação Luso-Brasileira, que acontecerá em Lisboa em 29 e 30 de maio de 2009, com o objetivo de apoiar a formação de redes políticas, culturais e de negócios entre os países da CPLP, e o 5º Encontro Empresarial Negócios na Língua Portuguesa, que vai ocorrer em Fortaleza, em 28 e 29 de setembro do próximo ano.

Crédito
Murteira Nabo afirmou ainda a importância de ter sido criado recentemente o SOFID, um banco que pretende contribuir para o desenvolvimento dos países membros da CPLP, para que seja "um instrumento importante na promoção das relações econômicas e que possa, inclusive, vir a ser aberto a capitais que não sejam exclusivamente portugueses".

"Sentimos que há condições, políticas e econômicas, pelo fato de o presidente da República (de Portugal), Cavaco Silva, presidir a CPLP durante dois anos, para reanimar o Conselho Empresarial em tempos de crise", disse.

"A idéia é um pouco a reanimação através de projetos muito práticos, concretos e orientados para os negócios, com poucos discursos e muitas ações, tentando aproveitar momentos políticos, como o atual, para promover negócios", afirmou Nabo, que acrescentou também que neste domínio a língua portuguesa, mais do que uma ferramenta de afirmação internacional e instrumento de trabalho, é "aquilo que nos une".

Sobre a crise internacional e seus desafios, Braima Camará declarou que "não há outra alternativa", que não seja enfrentá-la.

"Penso que temos capacidades, oportunidades e recursos suficientes para que possamos fazer face à crise. Não podemos virar a cara à luta", concluiu.

A próxima reunião do Conselho Empresarial da CPLP acontece em 12 de março de 2009, em Bissau, capital guineense, com a discussão de um plano a médio prazo que tente concretizar a dinamização das relações econômicas na agenda de trabalhos.

Nenhum comentário: