Lisboa, 2 julio 2008 (Lusa) - Representantes das Marinhas dos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) se reúnem a partir desta quarta-feira, em Lisboa, para analisar os respectivos modelos e experiências, tendo como pano de fundo a cooperação no contexto internacional.
O simpósio reúne até quinta-feira representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Em declarações à Agência Lusa, o comandante João Barbosa, porta-voz da Marinha portuguesa, entidade que organiza o seminário, indicou as principais pretensões do encontro são "promover o diálogo, incrementar a cooperação e partilhar os diferentes saberes profissionais, utilizando a mesma língua, com o intuito de estreitar os laços que os unem como homens do mar".
Ao longo dos dois dias do evento, cada país apresentará sua experiência de atuação.
O seminário conta também com a participação de personalidades do meio acadêmico, por meio de um protocolo existente entre a Marinha portuguesa e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
A sessão de abertura do simpósio é presidida pelo ministro português da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, enquanto o encerramento, no meio da tarde de quinta-feira, ficará a cargo do chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa, o almirante Melo Gomes.
Textos anteriores
Lula está entusiasmado com criação de UniCPLP, diz Amorim
Brasil firma acordo com ONU para formar juízes na CPLP
Fórum Macau será a verdadeira CPLP, diz pesquisador luso
Nenhum comentário:
Postar um comentário