quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Timor-Leste/Futuro da Missão da ONU - FRETILIN REÚNE COM AHMEERA HAQ E IAN MARTIN

Timor Lorosae Nação http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com

FRETILIN: Comunicado para a imprensa

Díli, 12 de Janeiro 2010

O Secretário-Geral da Fretilin falou com Ian Martin, a chefe da UNMIT em relação à paz estabilidade e desenvolvimento em Timor-Leste.

Hoje de manhã, dia 12 de Janeiro de 2010, o ex primeiro-ministro e Secretário-Geral da Fretilin, Dr. Mari Alkatiti teve um encontro formal com a equipa técnica da ONU liderada pelo Sr. Ian Martin em conjunto com a Sr.ª Ahmeera Haq, e também com os líderes da sociedade civil de Timor Leste, para discutirem o futuro da Missão das Nações Unidas em Timor Leste.

Numa entrevista aos jornalistas no final do encontro, Dr. Mari Alkatiri disse que este encontro foi muito produtivo, porque foi uma oportunidade para ele como ex primeiro-ministro, um governante com experiencia, e como secretário-geral do partido Fretilin, que é um partido histórico e também o maior do país, para contribuir para o processo da criação da paz, estabilidade e desenvolvimento de Timor Leste.

Esta equipa é liderada por pessoas que nós todos conhecemos, o Sr. Ian Martin, um bom amigo de Timor Leste de longa data, que veio tomar conhecimento do que os timorenses pensam e também a nossa visão em relação a como as Nações Unidas podem ajudar Timor Leste, no próximo ano, e nos anos seguintes a encontrar a paz estabilidade e desenvolvimento. Esta equipa é que irá levar o relatório ao secretário-geral da ONU, que por sua vez ira levar as recomendações para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, para decidirem qual o papel que a UNMIT irá desempenhar nos próximos anos. Por isso é que é importante darmos as nossas opiniões para que eles possam ajudar ainda melhor a nossa terra e o povo a encontrar um verdadeiro benefício no futuro", disse Alkatiri.

O Dr. Alkatiri declarou que, "a Fretilin está sempre pronta para colaborar com toda a comunidade internacional principalmente a ONU, na busca de mecanismos para que eles possam continuar a prestar a ajuda que nós precisamos para a criação da paz e estabilidade, mas eu disse a eles que é importante nós tentarmos encontrar uma via para não criar uma dependência psicológica do povo em relação à ajuda da comunidade internacional. Eles podem dar ajuda para o desenvolvimento das nossas instituições e das capacidades dos timorenses, assim, no futuro, nós poderemos viver em paz e com estabilidade, e podemos criar um programa de desenvolvimento que seja rápido para tirar o nosso povo da pobreza".

O Dr. Alkatiri informou ainda aos jornalista que ele e a sua comitiva, que era composta pelo Vice-Presidente da Fretilin e deputado Arsénio Bano, o deputado José Teixeira e ainda pelo Sr. Filomeno Aleixo, assessor do ex titular/ex PM discutiram também, a reforma do sector da segurança, defesa, justiça, combate contra o KKN, desenvolvimento humano, descentralização, eleições municipais, e como evitar o conflito e criar a paz e a estabilidade.

Nós demos a conhecer a maneira de pensar da Fretilin em relação a muitos assuntos e como é que a ONU pode ajudar a corrigir alguns sectores, de modo a garantir uma boa governação. Eu disse-lhes que, é necessário encontrar um consenso nacional em relação a algumas áreas como a divisão administrativa, reforma do sector de segurança e defesa, no sector da justiça, para criar e fortalecer instituições para que todo o povo possa confiar e que se rejam com as suas competências e respeitem o estado de direito democrático. Eu disse que estou muito preocupado com a situação onde os órgãos de soberania não mostram respeito uns para com os outros e interferem sempre uns com os outros. Aqui tem de haver uma mudança."

Em relação ao mandato da ONU, nós da Fretilin também concordamos que tem de ser mais prolongado por mais um ano, e até 2012 nós ainda precisamos de ver bem e com cuidado a situação da segurança e estabilidade dentro da terra, e depois é que se faz uma avaliação para ver se precisamos na mesma da presença deles ou não," declarou Alkatiri.

Para mais informações é favor de contactar o Sr. Filomeno Aleixo - 734 0383

* Tradução de Rosário Pedruco para o TLN

Nenhum comentário: