quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Governo da Guiné-Bissau paga dívida à banca comercial e anuncia pagamento ao sector privado

Bissau, Guiné-Bissau, 14 janeiro 2010 - O governo da Guiné-Bissau anunciou quarta-feira ter pago a totalidade da dívida do Estado à banca comercial a operar no país e ir começar a pagar parte da dívida aos empresários locais.

De acordo com o secretário de Estado do Tesouro, Carlos Varela Casimiro, a dívida à banca comercial a operar no país ascendia a cerca de 14 mil milhões de francos CFA (cerca de 30 milhões de dólares).

Com o pagamento à banca comercial, Carlos Casimiro entende que os bancos passam a ter mais liquidez e a partir daí mais facilidade para financiar as operações do sector privado, nomeadamente na campanha da comercialização da castanha do caju, o principal produto de exportação da Guiné-Bissau.

A comercialização do fruto, principal actividade económica do país, tem sido dificultada nos últimos anos porque os bancos alegam falta de liquidez para conceder empréstimos aos empresários do ramo.

Por outro lado, o governo vai iniciar, nos próximos dias, o pagamento de parte da dívida aos empresários, anunciou o secretário de Estado do Tesouro, informando que já estão disponíveis 3,5 mil milhões de francos CFA.

Da totalidade da chamada dívida interna auditada (dívida contraída pelo Estado guineense junto do sector privado local até à guerra civil de 1998/99) faltam pagar 17 mil milhões de francos CFA, esclareceu o secretário de Estado do Tesouro.

Tanto o dinheiro que será utilizado no pagamento da dívida ao sector privado como aquele usado para pagar à banca foi concedido pelos parceiros internacionais através de apoios orçamentais e pela receita interna. (macauhub)

Nenhum comentário: