quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bolivia/Indígenas propõem declarar 2010 como o ano dos Direitos da Mãe Terra

(ADITAL) Agência de Informação Frei Tito para a América Latina
18 janeiro 2010/http://www.adital.com.br

Adital - O Conselho Nacional de Ayllus e Markas do Qullasuyu (CONAMAQ), através de um comunicado informa que o Conselho de Governo aprovou uma resolução para declarar 2010 como o Ano Internacional dos Direitos da Mãe Terra (Pachamama), assim também, pede à comunidade e organismos internacionais para aderirem a esta causa.

A informação foi dada pelo Mallku do Conamaq, Rafael Quispe Flores, que assegura que a ONU com seus estados membros deve fazer uso desta resolução porque os povos indígenas originários "estão promovendo a vida em harmonia com a natureza".

Além disso, Quispe recorda que o Estado Plurinacional da Bolívia deve promover esta causa em defesa da Pachamama, tomando em conta os conhecimentos, as culturas e as práticas tradicionais de indígenas e originários, que contribuem com o desenvolvimento sustentável e equitativo e com a ordenação adequada do médio ambiente.

"A cúpula convocada pelo governo boliviano para abril deste ano deve considerar nossa visão sobre as condições, experiências e princípios para uma vida em harmonia com a natureza, e deste modo, reafirmar a resolução da ONU do ano de 2009 onde se declara dia da mãe terra", sustentou a autoridade originária, membro da comissão de indústrias extrativas de Conamaq.

Deve existir uma mobilização em escala mundial, em demanda não só de um ambiente são, mas também de um profundo respeito aos direitos da natureza, o que implica à justiça ambiental, porque o depredador capitalista está levando aos mais alarmantes índices de contaminação ambiental e às mudanças climáticas que afetam os meios de vida, explicou Quispe Flores. (A notícia é da AINI)

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Para receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br

Nenhum comentário: