segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Angola/SADC convida privados a participarem na construção de infra-estruturas regionais

Luanda, 23 janeiro 2010 (Angola Press) – A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) está aberta às iniciativas de investidores do sector privado na construção de infra-estruturas básicas como Corredores de transportes, projectos de abastecimento de água, de energia e electricidade, tecnologias de informação e comunicação e áreas de conservação transfronteiriças.

Esse convite foi lançado sexta-feira, em Luanda, pelo Secretário executivo adjunto da SADC, o angolano João Caholo, quando discursava num jantar co-organizado pelo secretariado regional e a ANIP. Com vista a promover e atrair investimentos para a região Austral.

Segundo o também engenheiro, aquele que pretender investir num dos 15 países da comunidade deverá dirigir-se ao secretariado da organização, sedeado no Botswana, para ser informado acerca dos projectos.

O responsável disse que a SADC tem potencialidades para ser superavitária, em termos de produção e fornecimento de energia eléctrica, e em outros sectores, mas também reconheceu a necessidade de criação de condições jurídico-legais satisfatórias para atrair investimentos.

No tocante ao sector turístico, o secretário executivo adjunto da SADC disse que tudo está a ser feito para atrair os turistas que vêm à Taça da Nações Africanas “ CAN Orange Angola 2010” e ao “Mundial de futebol 2010”, na África do Sul, a fim destes depois destas competições regressarem a região como turistas e até mesmo como investidores.

“ Esse elevado número de visitantes, que assistirão as duas competições na região Austral, é uma oportunidade impar. Estima-se que a Copa do Mundo 2010 na África Sul acolherá pelo menos três milhões e 500 mil pessoas de todo mundo”, disse João Caholo.

O executivo informou que a SADC tem em carteira a criação, nos próximos tempos, de um fundo autónomo para impulsionar o seu desenvolvimento em infra-estruturas.

O jantar enquadra-se na estratégia “SADC2010”, um programa de promoção de investimentos a ser implementado no contexto da Taça de África das Nações (que decorre em Angola) e Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul (no próximo mês de Junho), lançado a oito de Setembro de 2009, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da região, realizado em Kinshasa, República Democrática do Congo.

Para promover o programa na região da SADC, o Secretariado criou uma plataforma /bancada, no Aeroporto Internacional de Luanda, que retrata uma infinidade de produtos e projectos financiáveis. Os "stands" servem como uma ferramenta para realçar os programas da SADC e informar os visitantes sobre SADC.

Os esforços estão a ser feitos para promover programas regionais da SADC, como corredores de transportes, relacionados com projectos de abastecimento de água, infra-estrutura de energia, tecnologias de informação e comunicação, áreas de conservação transfronteiriças, área de livre comércio, finanças e investimento e a livre circulação de pessoas, bens e serviços, incluindo Univisa.

A SADC é integrada por 15 países, designadamente Angola, África do Sul, Botswana, Zâmbia, Zimbabué, Tanzânia, República Democrática do Congo, Moçambique, Lesoto, Ilhas Maurícias, Ilhas Seycheles, Namíbia, Swazilândia, e Madagáscar.

Nenhum comentário: